Notícia
            Informações             Notícias      
Em meio à pandemia, manter a fé no Cristo ressuscitado 06 de Abril de 2021 Onde está o perigo, cresce o que nos salva (Hyperion, de Friedrich Holderlin) Pe. Eli Chaves, CM
A a     

Neste tempo de pandemia, esperávamos ansiosos a vacina. Ela veio devagar, a conta-gotas, acompanhada de uma devastadora onda de contaminação que ceifa diariamente milhares de vidas e coloca a todos diante de uma crise imprevisível, profunda e que parece não ter fim.

Nada de negacionismos ou racionalizações, indiferenças ou desânimos! A crise está aí e afeta fortemente a todos nós, em todos os aspectos pessoais e sociais de nossas vidas! Com o Papa Francisco, podemos dizer que nenhuma crise é total e definitiva, sempre há uma saída.“Quando o coração das pessoas é posto à prova, elas tomam consciência do que as estava prendendo. Também sentem a presença do Senhor que é fiel e responde ao clamor do povo. O encontro que ocorre nos apresenta a possibilidade de um futuro melhor”. “Ousemos sonhar!”

Para nós, cristãos, a crise nos coloca dentro do mistério salvífico de morte e ressurreição de Cristo, que é a saí- da, a porta, o caminho para a vida em abundância. A dura experiência desta pandemia nos situa no caminho do calvário, abraçando e assumindo a Cruz, na certeza de que o Senhor está conosco e carrega conosco a cruz. Afetados por um vírus invisível, a cruz nos aponta para tantos outros vírus que estão ao nosso redor e sufocam a vida, o vírus da fome, da injustiça, do materialismo individualista e consumista, do desrespeito com a casa comum... A cruz nos indica a solidariedade que deve- mos abraçar, na confiança em Deus que nos promete vida nova, nos convida a construir algo novo, a tornar novas todas as coisas, transformando o “vale de aridez” de nossas vidas e de nosso mundo em “terra fértil”, “cujas trilhas se enchem de fartura” (Sl 65).

A crise, vivida na pandemia, nos possibilita dela sairmos melhores ou piores. Ela nos faz inquietos e sofridos no alto do calvário, nos convida à conversão e nos abre o horizonte e o compromisso de vida nova, conquistada pela ressureição de Cristo – “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? (...) Mas graças a Deus, que dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Cor 15, 55.57). Cristo ressuscitado nos libertou para a liberdade, para uma vida nova segundo o Espírito de Deus. Na pandemia, podemos fazer a experiência de morrer para o que nos desfigura e renascer para sermos criaturas novas.

Estamos em pleno tempo pascal, marcados pela assustadora pandemia que sinaliza o apelo de nossa fé para vivermos na dinâmica pascal – “Penso que os sofrimentos do mo- mento presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada em nós (...) a criação abriga a esperança, pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade, e da glória dos filhos de Deus’’ (1Cor 8, 18-21). Na força libertadora da ressurreição, importa continuar firmes, fortalecer os valores de fé, desenvolver atitudes novas, ousar sonhar alto, sempre comprometidos com o mundo novo desejado por Deus e inaugurado entre nós em Cristo.

Na força da ressurreição, sigamos firmes e em frente em nossa travessia! Fortaleçamos e formemos sempre mais nossos corações e nosso agir no compromisso, na esperança e na certeza da vida em abundância instaurada por Cristo!

“Assim fala o Senhor: O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão” (Is 58, 11). “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" ( Jo 16, 33). “Por Cristo, tudo desprezei e tenho em conta de lixo, a fim de ganhar a Cristo (...) Persigo o objetivo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama em Cristo. (...) Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente” (Fl 3, 8b.14.16).

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias