Artigo
            Informações             Artigos      
Crônica do Encontro Internacional de Irmãos 03 de Fevereiro de 2021 Vida longa aos Irmãos da CM Ir. Adriano Ferreira Silva, CM
A a     

No dia 21 de Janeiro de 2020, os Irmãos da Congregação da Missão e demais coirmãos interessados se reuniram em um webnário. O primeiro momento do encontro, destinado aos missionários da COVIAM, CEVIM e APVC, ocorreu a partir das 9h da manhã, pelo horário de Roma, e contou com a presença de 45 coirmãos. A segunda sessão, reservada aos missionários da CLAPVI e NCV, contou com a presença de 44 coirmãos. As atividades foram coordenadas pelo Pe. Hugo Vera, responsável pelo escritório de Comunicação da Congregação da Missão.

Ambos os momentos acima destacados contaram com a fala inicial do nosso Superior Geral, padre Tomaž Mavric, que salientou a importância da vocação dos Irmãos dentro da Congregação da Missão, caracterizando o "duplo rosto" da mesma, clerical e laical. O padre Tomaž demonstrou preocupação com o decréscimo do número de Irmãos. Nos anos 1960/70, a Congregação contava com mais de 500 irmãos, enquanto hoje, são apenas 123, correspondendo a menos de 2% do total de coirmãos. Mediante este quadro, foi criada uma comissão internacional para pensar um plano para a promoção da vocação do Irmão na CM. A análise da minuta deste Plano foi o principal assunto tratado nas reuniões on-line.

Após a fala do Superior Geral, conforme a orientação do coordenador, os presentes foram dividos em salas por idiomas, e nessas salas de conversa foram respondidas questões que ajudaram na reflexão sobre a proposta de Plano para a Promoção da Vocação do Irmão e também a pensar como cada um de nós, Irmãos Lazaristas, têm vivido a própria vocação, a partir do contexto de sua província de origem. Nos grupos foram tratados muitos elementos relevantes, dos quais destaco cinco pontos principais:

1. É importante resgatar a relevância da vocação do Irmão, dentro da Congregação da Missão, não como um missionário de segunda classe, mas como um membro de plenos deveres e direitos. Temos os mesmos votos, isso nos delega uma vocação comum.

2. A figura do Irmão tem desaparecido em várias províncias. É preciso um trabalho intenso de reapresentação do missionário vicentino, também como leigo consagrado, para que surjam vocações de Irmãos onde hoje elas estão mais escassas. Ninguém ama aquilo que não conhece, se a possibilidade da consagração leiga na CM não for apresentada de maneira clara e moderna, ou seja, sem os estigmas do passado, a vocação do Irmão tende a desaparecer.

3. Oferecer aos Irmãos uma formação semelhante a dos sacerdotes, priorizando seu caracter de missionário vicentino, antes de oferecer-lhe uma formação técnica. Equiparar a formação dos sacerdotes e dos irmãos é o primeiro passo diminuir as diferenças histórias que marcaram negativamente a vocação do Irmão na CM.

4. Trabalhar nas Assembleias Provinciais e domésticas a ideia de que a vocação do Irmão é uma doação teologiamente completa em si mesma. O Irmão não é aquele que não conseguiu ser sacerdote, mas um missionário que foi chamado por Deus para seguir a Cristo Evangelizador dos Pobres, como leigo consagrado, na Congregação da Missão.

5- Na Assembleia Geral, fazer uma reflexão profunda em torno da identidade clerical da Congregação. Não seria o momento de mudarmos essa identidade?

Após a partilha dos grupos, houve alguns comunicados. O padre Andrés Moto confirmou que em outubro deste ano ocorrerá a Sessão do CIF para os Irmãos, que estava marcada para o ano passado e foi adiada, devido à pandemia. 

De maneira geral, as sessões se desenvolveram de maneira muito harmônica e organizada. Foi bom ver que nós, Irmãos, apesar de poucos, continuamos vivos e ativos na CM. Há rostos jovens, novos irmãos que querem mudar o estigma negativo que tem nos acompanhado nos últimos séculos. Oxalá conseguiremos. Vida longa e próspera aos Irmãos da Congregação da Missão.

* Publicado originalmente no website oficial da Cúria Geral da Congregação da Missão cmglobal.org
Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias