EducacionalVoltar
            Atuação             Educacional      
Educacional

Em decorrência de seu serviço aos pobres na formação, os Missionários da PBCM se dedicaram à educação formal da juventude, especialmente em seus colégios.

Desde seus primórdios, a PBCM possuiu e dirigiu diversos colégios, situados em diversas cidades brasileiras. O Colégio do Caraça foi sua principal obra educacional. Milhares de alunos, sobretudo vindos de famílias pobres, foram beneficiados com uma educação baseada no ensinamento das humanidades, tendo em vista a formação da pessoa, do caráter e da consciência.  A obra lazarista na educação da juventude se realizou para além dos seus colégios. Os seminários, diocesanos ou vicentinos, receberam muitos alunos, que,  em grande maioria, não se tornaram padres e foram beneficiados em sua formação pessoal e cultural.

Ao longo das duas últimas décadas do século XX, a atividade educacional dos Missionários Vicentinos foi sendo reduzida, com os colégios sendo confiados ao poder público. Atualmente, a PBCM dirige o Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro: com uma pedagogia participativa, busca formar agentes de transformação social e promover ações e projetos de promoção social em benefício dos pobres.

 

Últimas Notícias