Quem somos
            Institucional             Quem somos      

Padres e Irmãos da PBCM

Somos missionários, padres e irmãos da Congregação da Missão, conhecidos como Lazaristas ou Vicentinos. Fazemos parte de uma sociedade de vida apostólica, católica e internacional, fundada por São Vicente de Paulo, em 1625, na França. Com a finalidade de seguir Cristo evangelizador dos Pobres, aplicamo-nos ao serviço de evangelização, sobretudo dos mais abandonados, ajudando clérigos e leigos em sua própria formação, com vista da missão.

No Brasil, a Congregação da Missão se faz presente desde 1820. Atua em diversos estados brasileiros e está organizada em três grandes grupos, chamados províncias: a Província Brasileira (PBCM), a Província do Sul (CMPS) e a Província de Fortaleza (PFCM).

A Província Brasileira da Congregação da Missão foi, oficialmente, fundada em 1827. Na busca de fidelidade ao testemunho missionário de São Vicente de Paulo, destacou-se, ao longo de sua história, pelo trabalho nas missões populares, na formação do clero e na educação da juventude.


NOSSOS VALORES E PRINCÍPIOS

  1. Compromisso claro e explícito com os pobres, dentro de um amor efetivo e afetivo, além do empenho na promoção de uma evangelização integral.
  2. Visão crítica da realidade, no compromisso com a justiça social e a mudança de estruturas.
  3. Trabalho programado e assumido comunitariamente.
  4. Disponibilidade missionária e criativa para ir aonde os apelos dos pobres são mais prementes.
  5. Compromisso de solidariedade e proximidade com os pobres e busca de espaços e formas de atuação missionária em atendimento às novas pobrezas.
  6. Vivência do carisma e espiritualidade vicentina de seguimento a Jesus Cristo evangelizador dos pobres, na prática das virtudes vicentinas e dos votos balizados pela missão.
  7. Integração e colaboração com os demais Ramos da Família Vicentina e valorização do protagonismo dos leigos.
Últimas Notícias