Artigo
            Informações             Artigos      
Ideias sobre conversão estrutural 26 de Novembro de 2021 É possível ajudar aos pobres e a nós mesmos sem abordar as estruturas de pecado? Pe. Aarón Gutiérrez Nava, CM
A a     

Já falamos sobre "pecado estrutural" há algum tempo (basicamente desde o Concílio Vaticano II, mas especialmente no CELAM-Medellín). Vários documentos da Igreja explicam que o mundo criou verdadeiras "estruturas de pecado", nas quais nós participamos, como cristãos, em nível pessoal, como comunidades e como instituições (Congregação ou Igreja).

Este assunto nos interessa porque a teologia sempre se referiu ao pecado, e a nossa salvação estaria ligada a pecar ou não pecar. Como missionários vicentinos, a virtude que mais se relacionaria com a missão seria o"zelo pela salvação das almas.” Desnecessário dizer que, embora São Vicente usasse o termo "almas", ele nunca reduziu a salvação que ele pregou aos pobres a uma expressão puramente interna. Seu conceito de salvação o leva a entender que sem um "corpo" saudável que desfruta a vida, a questão da salvação da alma não pode ser apresentada. Do ponto de vista do zelo, entendemos que em nosso mundo até os próprios pobres jogam os jogos que multiplicam essas estruturas, todos os dias.

A influência do mundo nas pessoas e comunidades é muito forte. Sem abordar as estruturas do pecado, como podemos ajudar os pobres e a nós mesmos se evitamos estar em solidariedade e cúmplices ao pecado estrutural? Esta solidariedade e cumplicidade não são sempre conscientes - ocorre "por ignorância", por uma "falta de consciência", ou mesmo por um lapso de atenção sobre disso, porque o pecado estrutural afeta aspectos pessoais ou sociais atuais, vide que é difícil de conectar ou vincular com o pecado e, portanto, com a salvação ofertada.

Para muitos, é difícil perceber que se se nos solidarizamos com o pecado estrutural, nós também devemos ser solidários com sua conversão. A conversão pessoal não pode falhar em incluir o comunitário e, portanto, o estrutural. Em outras palavras, verdadeiro cristão a conversão não pode ser reduzida a apenas “amar a Deus” individual e emocionalmente. São Vicente de Paulo disse que também é tarefa do missionário “fazer os outros (pessoas, comunidades, sociedade e suas estruturas) amá-lo. Aqueles que se convertem pessoalmente a Deus, movidos por a caridade fraterna deve contribuir para a transformação das "estruturas do pecado", e a construção de uma nova sociedade mais justa e humana segundo Deus plano.

Novos homens, comunidades e estruturas para uma "Nova Humanidade”

Em primeiro lugar, deve-se levar em conta que o homem não é salvo isoladamente ou à parte outros. Cada pessoa faz parte de um conglomerado humano mais amplo: e é influenciada pela ações de outros. Influência mútua entre os seres humanos, ou o que chamamos de “efeito borboleta", é um fato hoje que não pode ser negado, muito menos ignorado. Interior autêntico conversão refere-se necessariamente à sociedade e estruturas semelhantes, e é avaliada no base para uma efetiva transformação do modo como o Evangelho é vivido. Jesus continuamente pregou uma mudança de "coração" e deixou aos seus discípulos o cuidado de construir o mundo exigida por essa mudança.

No entanto: “É necessário, neste ponto, alertar claramente contra o perigo de certas tendências propensas à privatização da conversão, bem como outras conversões que o fazem não valorizam suficientemente a conversão de interiores e focam unilateralmente sua atenção no

transformação das realidades estruturais. ” É preciso lembrar as palavras de Paulo VI: “Mas não há nova humanidade se não houver, antes de tudo, novas pessoas renovadas por Batismo e por vidas vividas segundo o Evangelho” (homens convertidos). O mesmo deve ser dito das comunidades e instituições eclesiais.

A Igreja certamente considera importante e urgente construir estruturas que sejam mais humanas, mais justas, mais respeitosas dos direitos humanos; menos opressoras, menos opressivas, menos discriminatórias e menos "exclusivas". A Igreja também é bem ciente de que mesmo as melhores estruturas, os sistemas mais idealizados, logo se tornam desumanos se inclinações desumanas não forem curadas, se não houver conversão de coração e mente por parte daqueles que vivem dentro dessas estruturas, ou que as governam.

Essa conversão é obtida e aprofundada, quando se percebe a forma como as estruturas do mundo em que vivemos danificam a vida criada e cuidada por Deus e sua divina providência. Ao nível da estrutura da Congregação, é importante nos avaliarmos a partir da realidade do mundo dos pobres, da nova visão missionária da Igreja, desde sua preferência por ser pobre, por estar com os pobres e ser para os pobres. Até que ponto nossa espiritualidade, nosso estilo de vida e nosso ministérios solidários e cúmplices das estruturas do pecado que atacam a vida dos pobres hoje (e mesmo daqueles que não são tão pobres)?

Para não se prolongar muito, isso significa concretamente que a conversão dos pecados, inclusive em sua forma individual, deve-se ter em mente o grande horizonte em que os destinos de toda a humanidade está decidida (lembrando tudo que a exortação pastoral Laudato Si ensina), e até mesmo o universo inteiro. O Papa tem insistido muito em passar de uma concepção casuística a uma transparência da vida evangélica; de uma moralidade de atos de pecado estipulados, para uma moralidade de seguir, e "reconfigurar" a vida “com Cristo, por meio de Cristo e n’Ele.”

Por outro lado, um aspecto tão claro no texto do julgamento final (Mateus, 25) é a surpresa por parte tanto daqueles que são julgados como bons, quanto daqueles que são julgados como ruins: “Na verdade, muitos dos que vieram do Oriente e do Ocidente terão uma agradável surpresa, e outros, uma surpresa desagradável, pois aprenderam muitas lições, mas não o decisivo: o fato de que a condenação ou a salvação será decidida na história, por meio de uma maneira concreta e cotidiana". 

É evidente que a conversão estrutural da Congregação da Missão deve ser clara sobre isso e mais voltada para a conversão que Deus nos pede hoje. Esta é uma visão muito breve, mas pode ser utilizada para orientar os documentos e instrumentos para 43ª Assembleia Geral de 2022.

*Artigo original publicado em cmglobal.org livre tradução para o português brasileiro, por Sacha Leite.
Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias