Artigo
            Informações             Artigos      
Natal: do coração de Deus para o seu coração 23 de Dezembro de 2023 É tempo de agradecer a quem se doou com amor, esperança e fé Pe. Vandeir Barbosa de Oliveira, CM
A a     

O tempo do natal é para celebrar o que há de melhor na humanidade, porque foi no natal que o próprio Deus nos doou o seu Filho feito homem. Ao nos doar, Deus nos deu tudo o que possuía. Por isso, o Natal é a celebração da vinda do Filho de Deus ao nosso mundo, do seu nascimento na simplicidade, humildade, sobriedade e inocência de uma criança, o menino Jesus, acolhido por sua mãe, Maria, e por seu pai adotivo, José. É tempo de agradecer por esta generosidade de Deus para com a gente, a ponto de nos doar tudo, seu Filho, Jesus Cristo; é tempo de agradecer a todos e todas que se doaram ao longo do ano com amor, com esperança, com fé e profissionalismo para que muitas pessoas pudessem ter uma vida melhor e mais digna. Obrigado a todos e todas.

São Vicente de Paulo descobriu no mistério da encarnação, a imensa generosidade de Jesus que não se agarrou à sua condição divina, mas abaixou-se até a nossa condição humana para nos oferecer a feliz dignidade de filhos e filhas de Deus, em especial aos mais pobres e abandonados. São Vicente acolheu neste sentido o Natal de Jesus Cristo, fazendo-se solidário para com os mais necessitados.

Neste mesmo sentido todos que somos Família Vicentina, somos convidados a acolher o mistério do Natal de Cristo como tempo forte para intensificar nossa generosidade, o espírito de partilha, doação de atenção, de tempo de escuta, doação através da amizade, tempo de compartilhar com os mais necessitados o que somos e temos. Também é um tempo especial de recordar que, como Deus acredita e confia no ser humano a ponto de nos doar seu próprio Filho, Jesus Cristo, assim também cada um de nós é convidado a acreditar mais no ser humano, apesar de tantas contradições, violências, guerras, conflitos.

É tempo de renovar nossa esperança em cada ser humano; renovar nossa esperança em nossas Comunidades, tornando-as sempre servidoras; tempo de perdoar e abrir novos horizontes nas nossas famílias, Comunidades, grupos; tempo para superar amarras passadas e avançar no caminho de São Vicente de Paulo na certeza de que o Menino Jesus nos aponta seu Futuro, seu Projeto, nos dá segurança, direção e sentido no Novo Ano da graça de Deus.

O Natal nasce no coração de Deus e só se torna completo, pleno, quando cada um, cada uma, o acolhe no seu próprio coração. O Natal de Jesus Cristo só estará completo quando alcançar o seu coração, o meu, o de todos e todas, como alcançou o coração de São Vicente.

Que São Vicente de Paulo ajude-nos a viver a dimensão profunda do Natal e com Nossa Senhora das Graças, possamos trilhar um novo ano da graça do Senhor confiantes de que Ele caminha conosco e é a razão de ser de nosso trabalho, de nosso serviço e missão, segundo o carisma vicentino.

Feliz Natal e um abençoado Ano Novo a todos e todas!

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias