Artigo
            Informações             Artigos      
Primeiro jubileu em honra à Beata Isabel Cristina 17 de Outubro de 2023 Arquidiocese de Mariana celebra jubileu em memória da jovem vicentina, virgem e mártir Diác. Ramon Aurélio, CM
A a     

A festa litúrgica da Beata Isabel Cristina, pela primeira vez, depois de sua beatificação, celebrada no dia 1º de setembro, abre as comemorações do mês vicentino. A data escolhida para celebrar a sua memória, por providência Divina, é o primeiro dia do mês dedicado a São Vicente de Paulo. O dia primeiro de setembro é marcado pelo dia em que ela sofreu o martírio e nasceu para o céu.

A Arquidiocese de Mariana preparou-se para celebrar a festa da Beata Isabel Cristina com muito júbilo, alegria, devoção e carisma. Foram três dias de tríduo dedicados a orações contando com a presença dos conselhos particulares da Sociedade São Vicente de Paulo da Região de Barbacena-MG. No dia solene, celebrou-se seis missas, incluindo uma em rito maronita.

A beata nasceu no interior de Minas Gerais, no dia 29 de julho de 1962, em Barbacena-MG. Foi morar em Juiz de Fora-MG, onde preparou-se para o vestibular buscando ingressar no curso de medicina. Entretanto, seus planos se interromperam quando foi brutalmente assassinada por um homem que tentou violentá-la. A jovem ofereceu resistência, protegendo seu corpo e sua dignidade culminando em seu brutal assassinato.

A mártir vicentina foi vítima de violência contra a mulher. Nas palavras do saudoso Dom Geraldo Lyrio Rocha, por ocasião da beatificação da Virgem e Mártir: “A beatificação da Jovem Isabel Cristina é um sinal profético e vem nos falar da dignidade da mulher, na sacralidade da vida e esta é a voz da Igreja ao feminicídio em nosso país.

Vindo de uma família participativa católica e vicentina, Isabel Cristina é modelo dos valores cristãos, modelo de santidade vicentina e emerge em nossos tempos hodiernos como profecia que ilumina a vida da mulher na Igreja na luta por dignidade e na defesa da castidade. Além disto, sua vida e dedicação às pobres é inspiração para as juventudes no mundo de hoje.

Além das missas, no dia dedicado à Beata Vicentina, aconteceu a consagração do altar e a dedicação da Capela da Beata Isabel Cristina pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Isabel Cristina é uma beata vicentina e já faz parte do Santoral da Família Vicentina. Ela foi proclamada beata no dia 10 de dezembro de 2022, em Barbacena-MG. Seu martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco no ano de 2020.

Nesta primeira festa dedicada a Beata Isabel Cristina, houve uma bênção para a juventude e aos universitários. Além disso, houve uma procissão luminosa com a imagem da Beata pelas ruas da cidade de Barbacena, finalizando com a bênção de sua relíquia.

Modelo de santidade vicentina, a Beata Isabel Cristina estudou no colégio das Filhas da Caridade e participou da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Testemunho eficaz foi o de seu pai, José Mendes Campos, presidente e membro ativo do Conselho Central de Barbacena. Certamente, o contato com o carisma vicentino a inspirara no serviço e no amor a Jesus Cristo. Roguemos a Deus a interseção da Beata Isabel Cristiana, que quis Deus escolher para junto de si neste dia em que abrimos as festividades do mês vicentino. Que seu testemunho nos interpele a servir, doando nossa vida e juventude, cada vez mais a Jesus Cristo, o Evangelizador dos pobres.

Oração pela canonização da Beata Isabel Cristina

Deus seja louvado na pessoa da Bem-aventurada Isabel Cristina, virgem e mártir, pelo modo como viveu toda a sua vida, segundo os conselhos evangélicos, e pelo modo como enfrentou a morte, vítima da violência por ódio à fé, defendendo a sua dignidade e o valor da castidade. E se for para a maior glória do Vosso Nome, concedei-me a graça de que necessito (faça-se o pedido) pela intercessão da Beata Isabel Cristina em vista de sua Canonização. PNSJC Amém.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias