Notícia
            Informações             Notícias      
19° Encontro Regional de Presbíteros 26 de Agosto de 2022 Informativo Pe. Adalberto, CM, participou de encontro de padres no Amazonas
A a     

Entre os dias 22 e 26 de agosto foi realizado o 19° Encontro Regional de Presbíteros do Regional Noroeste. Sediado na Diocese de Humaitá-AM, o Encontro contou a participação do Padre Adalberto Silva Costa, CM, representando a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Itapuã do Oeste-RO. Com reapresentação das Dioceses de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Arquidiocese de Porto Velho e Humaitá o Encontro versou sobre o tema ” O perfil do presbítero numa igreja Sinodal e contou com assessoria do Pe. Iuri Ribeiro dos Santos, da Diocese de Estância-SE.

 

De acordo com o Pe. Adalberto, Pe. Iuri abordou a importância da Pastoral Presbiteral. Uma seria a de fomentar a cultura da formação permanente, além de partilhar as experiências, escutar as alegrias dos presbíteros, ouvir as suas tristezas, e os desafios em cada Igreja, em particular. E assim, diante das partilhas, encontrar, juntos, meios e saídas para o trabalho pastoral. Pe. Iuri ressaltou também que a finalidade do Encontro não estaria em reclamar de bispos, falar mal dos irmãos, ou dos leigos, nem dos padres, mas seria um encontro de fraternidade, de partilha de experiências. Uma das finalidades da Pastoral Presbiteral estaria em cuidar e acompanhar o presbítero, além do já mencionado fomento à formação permanente, já que estamos em um processo constante de crescimento.

 

A realização pessoal e vocacional também foram objetos de discussão no Encontro, ainda segundo relato do Padre Adalberto, bem como o intuito de buscar aumentar a fraternidade no presbitério, entre os padres. Questões como o esgotamento emocional que o presbíteros têm sentido hoje e os diversos fatores que acarretam essa situação, cuidado com a saúde física e mental, que por vezes levam à depressão e ao suicídio também vieram à tona. Pe Iuri trouxe também um questionamento: o que leva um homem de Deus, um presbítero a pôr fim à própria vida? “Quais os fatores, sejam eles existenciais ou de outra ordem?” Esteve presente o arcebispo metropolitano de Porto Velho-RO, Dom Roque Paloschi.      

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias