Notícia
            Informações             Notícias      
20 anos da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 29 de Junho de 2021 Informativo Seis dias festivos marcaram a celebração pela fundação da paróquia, em Brasília
A a     
A Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Riacho Fundo II (DF) iniciou, na última terça-feira (22/7), as comemorações pelos 20 anos de sua fundação. Foram seis dias de festejos, celebrações e homenagens não somente ao aniversário da paróquia, mas também aos padres diocesanos, às religiosas, aos padres da Congregação da Missão e aos leigos. As comunidades compareceram, obedecendo às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Veja, abaixo, um resumo das atividades realizadas em cada um dos dias festivos, enviado pela Pastoral de Comunicação Social da Paróquia:
 
1º Dia
 
Na primeira noite, a Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. A Celebração Eucarística contou com a participação da assembleia de forma presencial e online, com a transmissão ao vivo no canal do YouTube da Paróquia.
 
Durante a celebração, Dom Paulo abençoou a pedra angular da construção do santuário, e as comunidades Santa Luzia e São Paulo Apóstolo foram homenageadas com vídeos especiais da história de cada uma. Além disso, um bolo com a imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa marcou a comemoração e a abertura das programações.
 
2º Dia

A segunda noite das comemorações dos 20 anos da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa marcou a homenagem aos padres diocesanos, que tanto ajudaram na construção da bela história de caminhada e serviço de Deus no Riacho Fundo II. O padre Anderson, pároco da São Gabriel Arcanjo, do Recanto das Emas, e coordenador do setor, presidiu a Santa Missa e, durante a homilia, abordou os desafios de ser cristão e viver em Jesus Cristo.

Durante a Celebração Eucarística, as comunidades São Daniel Comboni (Nossa Senhora de Fátima) e Nossa Senhora Aparecida foram homenageadas com vídeos sobre a história e as lutas das capelas. Como uma forma de agradecimento, as comunidades presentearam os padres presentes com uma bela xícara.

Para encerrar, o pároco padre Donizete lançou um novo projeto: a cápsula do tempo. Trata-se de uma caixa onde serão guardadas fotos e demais arquivos até 2030, ano em que será aberta para relembrar tudo que a Paróquia viveu durante 10 anos.

3º Dia

Na última quinta-feira (25), a Missa de comemoração dos 20 anos da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa fez uma bela homenagem às religiosas, que dedicam suas vidas a serviço de Deus.

A Missa foi presidida pelo padre Valdo, CM, e contou com a presença de irmãs das Congregações Filhas da Caridade e Oblatas. Na oportunidade, irmã Poliana contou como a Paróquia foi essencial para formação de sua vida religiosa. Além disso, fieis contaram como a história de nossa comunidade teve início.

Na oportunidade, foi divulgado um novo projeto: a publicação de um livro especial da história da Paróquia. A obra será escrita pela paroquiana Isabel, e será lançado no ano dos 25 anos de nossa comunidade.

Para encerrar, as comunidades São Vicente de Paulo e Imaculada Conceição presentearam e homenagearam as irmãs. Além disso foram mostrados vídeos sobre as histórias duas capelas. 

4º Dia

A noite de sexta-feira, 25 de junho, foi especial e emocionante para a Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A celebração eucarística homenageou os padres lazaristas e foi presidida pelo provincial da Congregação da Missão, padre Eli Chaves dos Santos, CM.

Durante a homilia, padre Eli lembrou de como começou a Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Uma história de luta, persistência, força e fé, guiada e abençoada por Deus.

Em um momento especial, os padres presentes ganharam uma estola especial, com o logotipo dos 20 anos. O presente foi uma ação em conjunto de todas as comunidades.

Ainda durante a missa, foi apresentada a placa comemorativa dos 20 anos da Paróquia, que foi aplaudida por toda a assembleia. Para encerrar, foram apresentados três vídeos em homenagem aos padres da Missão e às comunidades São Francisco de Assis e São José.

5º Dia

No sábado, dia 26 de junho, o padre Erik de Carvalho, CM, presidiu a Missa que homenageou os leigos. Na oportunidade, a assembleia ouviu uma bela homilia sobre amor ao próximo. A Celebração Eucarística fez parte da programação dos 20 anos da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e contou com a presença de padres da Congregação da Missão que trabalharam na comunidade.

A Celebração foi especialmente dedicada aos leigos, que são parte essencial na Igreja e fizeram história na construção de nossa Paróquia. Na oportunidade, alguns fiéis foram homenageados de forma singela, incluindo dona Custódia, que acompanhou a caminhada da construção da igreja.

Para encerrar, as comunidades Nossa Senhora da Rosa Mística e São Bento foram homenageadas com pequenos vídeos contando suas histórias. Além disso, também foi apresentado um vídeo especial aos leigos.

6º Dia

Para encerrar as programações da semana comemorativa dos 20 anos, a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa realizou uma Missa Solene. A Celebração Eucarística foi presidida por pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. Além disso, participaram da Santa Missa os padres Donizete, Paulo César, Valdo e Erik, da Congregação da Missão.

Durante a homilia, Dom Aparecido ressaltou a importância do amor e da justiça em nossas vidas, e lembrou que Deus é bom em tudo que faz. Foi um momento especial de partilha com a comunidade, que celebrou essa semana com muita fé e vontade de permanecer a serviço de Deus.

Em um momento especial, foi apresentada uma peça contando a história da Paróquia. Em seguida, foi realizada a coroação de Nossa Senhora, um ato de devoção que emocionou quem estava presente.

Além disso, a comunidade acendeu velas em homenagem as mais de 500 mil brasileiros e brasileiras, vítimas da Covid-19. Com orações e pedidos de dias melhores, a assembleia também celebrou o número de curados da doença.

Para encerrar, um vídeo especial com a história da Matriz foi apresentado. Todos aplaudiram e ficaram emocionados ao recordarem os passos de nossa Paróquia.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias