Notícia
            Informações             Notícias      
43ª Assembleia Geral reelege Pe. Tomaz Mavric, CM 05 de Julho de 2022 Informativo Padre argentino é eleito para segundo mandato à frente da Congregação da Missão
A a     

No último sábado, dia 2 de julho de 2022, a 43ª Assembleia Geral da Congregação da Missão elegeu o Pe. Tomaž Mavric , CM, como Superior Geral da Pequena Companhia, para um segundo mandato. Na ocasião, alguns dos participantes da Assembleia Geral testaram positivo para a Covid-19, e portanto realizaram a votação de seus quartos. Os demais, compareceram à eucaristia presencialmente.

 

“Após a distribuição dos papéis de registro de nomes e de um breve silêncio, os votos foram registrados e entregues aos responsáveis. Depois de deixá-los contar os votos, os papéis foram lidos. Após a realização de uma segunda votação para a confirmação do resultado, foi anunciado que Pe. Tomaž foi eleito Superior Geral, para um segundo mandato” descreve a crônica publicada na página oficial da Congregação da Missão, cmglobal.org. Ao final, o padre argentino teria dirigido algumas palavras de agradecimento, comentando também sobre seu contínuo empenho neste importante cargo para os vicentinos de todo o mundo e saiu ovacionado, encerrando a sessão ao final da manhã.

 

Pe. Tomaž Mavric, CM, esteve no Brasil em 2019 visitando a Sede Provincial da PBCM no Rio de Janeiro, no bairro do Cosme Velho. Na ocasião, ele nos concedeu uma pequena entrevista a respeito do Projeto Treze Casas, a partir de uma conversa informal com o então Visitador Provincial, Pe. Geraldo Mol, CM, realizada ao longo de um passeio ao Cristo Redentor, conhecido monumento da cidade, idealizado pelo Pe. Pedro Maria Bos, CM.

 

Assista à conversa com Tomaž Mavric sobre o Projeto Treze Casas:

 

 

Saiba mais sobre o Superior Geral reeleito:

 

Tomaž Mavric, CM, nasceu em Buenos Aires, no dia 9 de maio de 1959. Ele fez os ensinos primário e secundário em sua cidade natal, sendo que os últimos três anos do primeiro e todo o segundo fez no Colégio Maria Reina, fundado e dirigido por vicentinos eslovenos. Terminado o colegial, cursado parte na Argentina e parte da antiga Iugoslávia, Tomaž entrou para a Congregação da Missão, na Eslovênia. Fez o seminário interno em Belgrado, na Sérvia, e, a partir de 1977, iniciou seus estudos superiores em Filosofia, em Liubliana, onde também cursou Teologia. Fez os votos perpétuos na Congregação da Missão, em 8 de abril de 1982, e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1983, também em Liubliana.

 

Logo após sua ordenação, foi enviado para Toronto, no Canadá, onde desempenhou a função de vigário até 1994. Em seguida, trabalhou durante três anos na Eslovênia, nas missões, na orientação de retiros e na animação vocacional. Nessa época, foi convidado pelo padre Robert Maloney, CM, então superior-geral da Congregação da Missão, para as missões internacionais. Ligou-se, então, à formação, partindo para Dublin, na Irlanda, e para Banska Bystrica, na Eslováquia, e, entre 2004 e 2007, orientou o noviciado em Kiev, na Ucrânia.

 

Em 2009, foi eleito vice-visitador da Província dos Santos Cirilo e Metódio, fundada em 2001, que engloba Bielorrússia, Ucrânia e Rússia. Em 5 de julho de 2016, durante a 42ª Assembleia Geral da Congregação da Missão, realizada em Chicago, nos Estados Unidos, Pe.Tomaž Mavric, CM, foi eleito o 25º Superior Geral, em substituição ao padre Gregory Gay, CM.

 
Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias