Notícia
            Informações             Notícias      
90 anos da CM na Venezuela 15 de Setembro de 2021 Informativo Seminarista Cleber Teodósio descreve as principais características do jubileu
A a     

A Congregação da Missão completa neste 2021, 90 anos - “Bodas de Álamo”, de presença na Venezuela. E se alegra pelos passos dados, agradecendo a Deus por tudo o que foi capaz de viver durante este tempo e sonhando continuar na missão que lhe foi confiada. 

Esta história começa em meados de 1931, quando, conforme o Pe. Martiniano Leon, CM (1982, p. 105), os superiores da Província de Madrid confiaram ao Pe. Ramón Gaude, CM uma nova missão na evangelização dos pobres na Venezuela, que chegando em Barquisimeto, o Bispo local pediu que se encarregasse pelo Seminário Diocesano La Divina Pastora, onde e Pe. Gaude, em 14 de novembro do mesmo ano, começou sua missão, recebendo a patente de Superior do Seminário em 28 de fevereiro de 1933. O trabalho dos padres agradou aos bispos e novos trabalhos lhes foram confiados noutras dioceses em paróquias e também em colégios, e assim foi crescendo a missão da Congregação no País.

Os inícios não foram fáceis, havia uma resistência por parte do Estado, que inclusive naquela década, aceitou apenas que a Congregação da Missão e outra congregação (feminina) se instalasse no país. O trabalho fiel dos missionários, nas diferentes obras, foi crescendo e dando frutos. Com o tempo outros missionários estrangeiros foram chegando, a ponto de a província contar com mais de 100, a grande maioria eram espanhóis, nativos venezuelanos apenas 04, que se distribuíam em cerca de 18 comunidades. Na década de 60 a província teve seu tempo áureo.

O caminho da Congregação da Missão como instituição na Venezuela teve os seguintes passos:

. 1931: Chegada dos missionários a Venezuela (14 de novembro),

. 1934: A missão de Venezuela se converte em Vice Província

. 1951: Venezuela é erigida Província Canônica da Congregação da Missão

. 2015: Tornou-se uma Região da Colômbia, pois devido ao pequeno número de membros, o Superior Geral pediu que esse passo fosse dado.

Hoje a Congregação atua sobre o legado da história de tantos coirmãos que plantam ali sua vida e missão, bem como apoiado por missionários locais e alguns colombianos que colaboram com a missão entre os pobres, como família vicentina, com quem celebram esta festa. São atualmente 28 Coirmãos entre venezuelanos, colombianos e espanhóis, 09 deles são idosos. Os estudantes são: 03 admitidos, 02 teólogos, 02 seminaristas internos, 02 filósofos e 01 em ano pastoral. A missão se estende a sete cidades em diferentes obras, a saber: paróquias em Caracas, Ciudad Bolívar, Maracay, Valência e Cumaná; colégios em Maracaibo e Barquisimeto e seminário em Caracas.

O estudante de teologia, Luis Quintero, informa entusiasmado: “Nos últimos 10 anos recuperamos o sentido das missões populares, da promoção vocacional e do trabalho entre os pobres e os leigos. Voltamos a ter ingressos consecutivos de jovens no seminário interno, emissões de votos e, em breve, teremos ordenações por ocasião desses 90 anos de semeadura do carisma”. Testemunho similar ao do Pe. Leon (1982, p. 130), que por ocasião dos 50 anos da presença da Congregação neste país, relatou: “Após cinquenta anos de existência provinciana uma conclusão pode ser tirada: nossa história, toda ela, foi uma graça. O passado nos leva a repetir: Deus é fiel!”

Acompanhe os eventos dos 90 anos da CM na Venezuela pelo link: “CM Venezuela – 90 anos”

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias