Notícia
            Informações             Notícias      
Vicentina Isabel Cristina será beatificada 12 de Agosto de 2022 Informativo Pe. Emanoel Bedê, CM, explica a importância do seu exemplo para a Família Vicentina
A a     

A Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos será beatificada no dia 10 de dezembro de 2022, em Barbacena-MG, em celebração solene presidida pelo prefeito do Dicastério da Causa dos Santos, o cardeal Marcello Semeraro. A data, que era aguardada com grande expectativa por toda a Família Vicentina, foi confirmada pelo Postulador da Causa de Beatificação da Venerável, doutor Paolo Vilotta, em carta ao arcebispo metropolitano, dom Airton José dos Santos.

Pe. Emanoel Bedê Bertunes, CM, Assessor Espiritual da Sociedade São Vicente de Paulo, lembra que já nos séculos II/III padre Tertuliano dizia, a respeito dos martirizados: “o sangue dos mártires é a semente de novos cristãos”. Padre Emanoel ressaltou que esta é a fonte genuína da espiritualidade do martírio. Em seguida, ele comentou sobre o valor da beatificação de Isabel Cristina para a Família Vicentina, enumerando, em cinco tópicos, o por quê de se tratar de um evento extremamente especial:

1. temos certeza de que é no seguimento Cristo e no serviço de Cristo, evangelizador dos pobres, que nós alcançamos a santidade. É pelo testemunho de vida nesse serviço, da vivência nos valores cristãos, como aconteceu com ela;

2. que a espiritualidade vicentina, fonte em que ela bebeu, constitui caminho fecundo para viver essa santidade que almejamos, ou seja, é no trabalho de serviço aos mais pobres, privilégio do reino anunciado por Jesus, que Isabel Cristina viveu essa espiritualidade, e por isso ela se inspirou e teve sua vida toda inspirada nesse serviço. Ela constitui fonte de onde nós retiramos a nossa inspiração para o seguimento de Jesus;

3. que foi no seio da espiritualidade vicentina que Isabel Cristina viveu e testemunhou os valores que a identificaram com Cristo e que, por vivência radical e fidelidade a eles, a esses princípios, ela sacrificou sua vida;

4. nos dá a certeza feliz de viver o ideal vicentino de serviço aos mais pobres e continua sendo um manancial encantador para onde nós sempre voltaremos para beber água fresca dessa espiritualidade, para retomar, para matar a nossa sede, lavar a nossa alma e nos encharcar desses princípios vicentinos que nos levam, nos conduzem para o seguimento de Cristo;

5. que esse tesouro espiritual, nós não deteremos para nós, nós vamos guardar para partilhar com as gerações futuras, ele continua vivo na vida dos muitos santos e bem-aventurados da Família Vicentina. Esse tesouro espiritual é deixado a nós por São Vicente de Paulo. Ele continua vivo, fecundo e atual na vida de tantos e tantas que alcançaram a santidade, como agora, mais uma vez, temos aqui no exemplo de Isabel Cristina.                            

 

Sobre a Serva de Deus Isabel Cristina

 

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena. É filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos. Com o desejo de fazer Medicina, foi para Juiz de Fora (MG), em 1982, para se preparar em um curso pré-vestibular.

Era uma moça como tantas outras. Estudava, namorava, participava de festas. Mas tinha uma vida de oração e sonhava ser pediatra para ajudar crianças carentes. Era sensível, sobretudo com os mais pobres, idosos e crianças, o que certamente aprendeu na família, que era vicentina. Na época, seu pai era presidente do Conselho Central de Barbacena.

No dia 1º de setembro do mesmo ano, um homem que foi montar um guarda-roupas em seu apartamento tentou violentá-la. A moça resistiu e então foi espancada com uma cadeira, amarrada, amordaçada e teve suas roupas rasgadas. Como ainda ofereceu resistência, a jovem acabou assassinada com 15 facadas pelo agressor.

 

Processo de beatificação

 

O processo de beatificação de Isabel foi instalado em 2001, em Barbacena, por um grupo de pessoas. Na ocasião, a jovem recebeu o título de “serva de Deus”. Este processo durou oito anos e ouviu quase 60 pessoas, buscando atestar a religiosidade da moça, que desde a adolescência, fez parte da Associação de Voluntários da “Conferência de São Vicente”, prestando ajuda às pessoas com deficiência e aos mais carentes.

O Papa Francisco autorizou, em outubro de 2020, o decreto de “martírio” para a brasileira, sendo assim, não se faz necessário que um milagre seja reconhecido para a aprovação de sua beatificação.

Até hoje seu túmulo, que fica na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, é visitado por fiéis de todo o Brasil, para agradecer e fazer pedidos de orações.

 

 

Oração

Pai, Filho e Espírito Santo, adoramos-Vos e bendizemos-Vos, pela força e coragem que dais a muitos de vossos filhos. Há tantas almas generosas, que nos elevam pelo seu exemplo!
Sede louvada, Trindade Santa, na pessoa da Serva de Deus Isabel Cristina, que deu a vida em defesa de sua pureza e virgindade. Dai-nos a graça de imitá-la e, se for de Vosso agrado, concedei-lhe a honra dos altares, como recompensa de sua oblação. Assim seja.

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias