Notícia
            Informações             Notícias      
Carta do Tempo Forte 2023 21 de Março de 2023 Institucional Superior Geral, Pe. Tamaz Mavric, CM dirige-se aos coirmãos e fala das prioridades até a Páscoa
A a     

O Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Tomaz Mavric, CM, enviou carta destinada a todos os padres e irmãos da Congregação da Missão. Este é o primeiro assunto a ser abordados na missiva, informando que haverá uma celebração online no dia 15 de abril de 2023, às 12h, pelo horário de Brasilia.

Segundo o SG as comunidades devem se preparar para a ocasião por meio de leituras, reflexões e partilhas, durante o período que antecede o dia 15 de abril, marco de fundação da CM. Ainda no âmbito das festividades pelos quatro séculos da CM, a Cúria socilitou à Santa Sé a produção de um selo postal comemorativo. Leia a carta, na íntegra, abaixo. 


Tempo Forte

De 6 a 10 de março de 2023

Caros coirmãos,

Que a Graça e a Paz de Jesus esteja sempre conosco.

1. Comemoração dos 400 anos da CM

A comissão encarregada de preparar todos os coirmãos para a celebração dos 400 anos de nossa Congregação propõe algumas iniciativas, que são discutidas no Conselho Geral e depois aprovadas. A primeira iniciativa é o envio à todas as Províncias de textos (leituras e perguntas para reflexão pessoal e partilha nas comunidades) em preparação para a missa de abertura das celebrações, marcada para as 16h (hora italiana) do dia 15 de abril de 2023, na capela do Colégio Leoniano, a ser transmitida por streaming para toda a Família Vicentina. A programação das celebrações ainda está em definição, assim como a Missa de encerramento do triênio 2023-2025 em Paris, na Igreja da Rue de Sèvres, com representação de todas as Províncias.

2. Criação de um selo da Santa Sé

Decidiu-se solicitar à Santa Sé a criação de um selo postal para o 400º aniversário da fundação da CM.

3. Planejamento do sexênio 2022-2028

O Conselho Geral discutiu as prioridades a serem incluídas no planejamento do atual sexênio, dividindo-as em duas grandes categorias: uma ad intra (focada em nossa espiritualidade) e outra ad extra do CM (focada em nosso apostolado). Também foi decidido que todo o Conselho Geral, junto com o Ecônomo Geral e o Secretário Geral, participariam das diversas Assembléias das Conferências.

Roma, 20 de março de 2023

de Visitantes durante o sexênio, aos quais se somariam os Conselhos Provinciais, o Ecônomo Provincial e o Secretário Provincial, de acordo com o seguinte calendário:

- 2023: NCVP

- 2024: COVIAM

- 2025: CEVIM

- 2026: APVC

- 2027: CLAPVI

Prevê-se uma reunião de cerca de 8 a 10 dias. O programa será estudado em conjunto com as diferentes Conferências.

4. Comissão Financeira

Roberto CALERO JIMÉNEZ VALLADOLID (SVP) e Rafel ELORIAGA (PHI) foram confirmados na comissão para mais um mandato de três anos.

5. Formação de várias comissões.

Várias comissões são formadas para trabalhar em várias questões ao longo dos próximos seis anos. Estas comissões são: Formação Inicial e Permanente; Ratio Formationis e Orientação Prática da Comunidade Local (coordenada por Gregorio BAÑAGA); Pastoral Vocacional: Sacerdotes e Irmãos (coordenados por Nélio PITA); Formação do Clero (coordenado por Nélio PITA); Enugu Theologate (coordenado por Dominique IYOLO); Diálogo Inter-religioso (coordenado por Aarón GUTIÉRREZ) e Missões Populares (coordenado por Aarón GUTIÉRREZ).

6. Relatórios de visitas

Dominique IYOLO apresentou um relatório detalhado sobre suas recentes visitas fraternas (não oficiais) a alguns países africanos: Nigéria (particularmente o teologado interprovincial de Enugu), Camarões e Chade.

7. Arquivo e Biblioteca da Cúria

O Secretário Geral informou sobre as atividades em andamento e algumas propostas de trabalho, que foram aprovadas pelo Conselho Geral. Trata-se do trabalho sobre o material bibliográfico guardado na biblioteca da Cúria, que será reorganizado e catalogado, com a introdução de dados na base de dados com recurso ao programa informático Koha.

8. VSO-VIMS

Joel BERNARDO, Diretor do VSO, em reunião virtual, explicou aos membros do Conselho Geral sua visão do Escritório, insistindo na importância de garantir um alto nível de qualidade e de ter critérios claros para o acesso das Províncias ou Missões aos fundos do VSO. No final, respondeu a um conjunto de questões que abordaram os seguintes pontos: a colaboração com vários parceiros, o objectivo de conduzir as províncias à auto-suficiência econômica, a necessidade de ter rendimentos não só do mundo interno do CM, a existência de uma equipe de apoio ao VSO e a descentralização do trabalho do

VSO através da colaboração a nível local. A respeito do VIMS, que precisa de colaboradores, estão em contato com um confrade que disse estar disposto a trabalhar na busca de doações privadas na zona européia, trabalhando assim junto com Mark PRANAITIS, que se dedica principalmente ao mesmo serviço em a zona americana.

9. Representante do CM perante a ONU

O Vigário Geral, que contatou nosso representante (James CLAFFEY) por telefone, informou sobre as atividades em andamento. Reiterou-se a importância da colaboração entre o CM e a Rede Internacional Vicentina de Justiça, Paz e Integridade da Criação (VIN-JPIC), promovendo, na medida do possível, o envolvimento das Províncias.

10. Aprovação do orçamento anual

O Tesoureiro Geral e Tom BECK, Presidente da Comissão de Finanças, detalharam os vários pontos do seu relatório, que foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Geral.

11. Distribuição do Fundo Missionário

O Ecônomo Geral e o Assistente Responsável (Rafal KOPYSTYNSKI) prepararam a lista para a distribuição anual das contribuições às missões, que foi discutida e aprovada pelo Conselho Geral.

12. Missões internacionais

O desenvolvimento mais importante é o esforço que está sendo feito para confiar todas as atuais missões internacionais (atualmente sete) a algumas Províncias, embora a Cúria não deixe de dar sua própria contribuição, especialmente financeira.

13. Candidatos à missão

Foram consideradas as respostas de alguns coirmãos ao último chamado missionário (outubro de 2022). Entre os novos candidatos e os que já se haviam colocado à disposição, temos agora uma dezena à espera de serem designados para as várias missões ad gentes.

14. Novos pedidos

Recebemos pedidos de alguns bispos para iniciar a nossa presença nas suas dioceses, entre as quais a Argélia (onde já existe a presença dos nossos coirmãos da Província da França), Togo, Congo-Brazzaville, Paquistão (que pude visitar pessoalmente no mês passado).

15. Petição do Vietnã

O Visitador do Vietnam procura um coirmão disposto a passar algum tempo (6-12 meses) no Vietnam, para formar os seminaristas desta Província em inglês e espanhol, com vista à sua futura inserção nas missões ad gentes que, com sua ajuda, será aberta na Congregação ou cada uma das Províncias.

16. Diretora Geral das Filhas da Caridade

Conforme já anunciado em circular especial, durante o Tempo Forte do mês de março, foi também nomeado o novo Diretor Geral das Filhas da Caridade, visto o resultado das consultas previstas nos Estatutos de sua Companhia. O Pe. José Antonio GONZÁLEZ PRIETO (COL) foi nomeado e deverá atuar pelos próximos seis anos. Agradeço por ter aceitado dedicar-se a este serviço.

17. Diretoria Executiva da Família Vicentina (VFEB)

O Conselho Executivo da Família Vicentina em nível internacional foi enriquecido pela presença do Vigário Geral (Gregorio BAÑAGA), que me acompanhará nos próximos seis anos nos encontros anuais com os principais ramos da Família Vicentina.

18. Mudança Sistêmica

A promoção da Mudança Sistêmica, que por mais de quinze anos esteve sob a responsabilidade de uma comissão especial internacional, agora foi incorporada à nova estrutura criada pela FVEB, composta por três comissões: Formação (incluindo Mudança Sistêmica), Caridade e Comunicação.

19. Criação de uma comissão de emergência

A conveniência de criar uma comissão da CM foi discutida para garantir uma ajuda concreta e imediata da CM em caso de emergências repentinas, como aconteceu recentemente com o terremoto na Turquia e na Síria. Como este assunto diz respeito à toda a Família Vicentina, será discutido na próxima VFEB (junho de 2023).

20. Palestras

Os Assistentes Responsáveis informaram sobre as várias assembleias previstas. As primeiras já estão marcadas para o próximo mês: em Fiji (APVC) e na Cracóvia (CEVIM). A CLAPVI foi realizada no mês passado, com a participação dos Conselhos Provinciais e três membros da Cúria Geral. A COVIAM se reunirá no próximo mês de maio (de 14 a 21 de maio) e depois (de 13 de agosto a 13 de setembro) para o encontro de formadores (em Enugu).

Agradeço a todos pelo generoso serviço prestado nas numerosas visitas que farei no início do novo sexênio. Contem com minhas orações, desejo a todos uma frutuosa celebração pascal.

Seu irmão em San Vicente,

Tomaž Mavric, CM, Superior Geral

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias