Notícia
            Informações             Notícias      
Entrevista: Embaixadora da Campanha 13 Casas no Brasil 29 de Abril de 2021 Informativo Ada Ferreira traz dados sobre a campanha 13 Casas, promovida pela Família Vicentina Internacional
A a     

Campanha 13 Casas, lançada pela Aliança da Família Vicentina Internacional com as pessoas sem-teto (FamVin Homeless Aliance) no ano de 2018, surgiu inspirada na vida de Vicente de Paulo, suas ações e seu compromisso e na compreensão de que o melhor do ser humano se apresenta no momento em que colabora. Para compreendermos como funciona a Campanha 13 Casas e como está o andamento o desenrolar dessa iniciativa global, convidamos a embaixadora do projeto no Brasil, a psicóloga Ada Ferreira.

ISV: Qual é a realidade dos sem-teto no Brasil hoje e qual é o principal objetivo com a implantação do projeto 13 Casas no país?

Ada: Sabemos que a realidade é bastante triste e precisa de fato de um olhar e cuidado. Muitas pessoas estão nas ruas ou vivem em condições desfavoráveis. O objetivo da Campanha "13 Casas" é ampliar o olhar para a realidade e buscar formas de colaborar para que mais pessoas tenham uma condição digna de moradia. Precisamos como FV acordar e trabalhar em conjunto. Temos muita força, estamos presentes em grande parte do país. Sabemos que a mudança pode acontecer com a efetiva colaboração.

ISV: Quantas pessoas, aproximadamente, se envolvem no processo, contando com voluntários da SSVP e demais ramos da Família Vicentina?

Ada: Não temos este número contabilizado. Sabemos que várias ações foram desenvolvidas e estão em desenvolvimento.

ISV: O projeto 13 Casas possui uma metodologia específica? Caso afirmativo, poderia defini-la, explicitando as etapas contidas na construção ou doação das casas?

Ada: Cada projeto da Campanha 13 Casas se adapta à realidade dos sem-teto que pretende apoiar, por isso o seu funcionamento varia. Nem todos os projetos envolvem a construção de casas. Existem projetos que procuram dar melhores oportunidades às crianças que vivem nas ruas no Gana ou melhorar a reintegração social como na Eslovênia. O fundamental é que os diferentes ramos vicentinos colaborem e tenham uma abordagem de mudança sistêmica.

ISV: As moradias são construídas especialmente para os destinatários do projeto ou também são doadas casas pré-existentes?

Ada: Depende da forma como desenham o projeto e das reais necessidades em nível local, que são diferentes de um país para outro e de uma cidade para outra. Em alguns países, novas casas foram construídas. Em outros, ramos como as Filhas da Caridade doaram casas que não usam mais ou disponibilizaram suas instalações para a Campanha para abrigar temporariamente pessoas em seu caminho para a autonomia.

ISV: A contratação de mão de obra para as construções do projeto 13 Casas tem critérios específicos?

Ada: A contratação de mão de obra também é adaptada à realidade local. Em alguns casos, é parte da contribuição dos beneficiários do projeto. Em relação aos critérios de construção, pretende-se utilizar materiais locais e ecológicos adaptados ao clima local.

ISV: Como é a procura pela iniciativa? O sem teto deve contatar os confrades e consócias da SSVP e solicitar o auxílio, ou pode acontecer o processo inverso?

Ada: Depende de cada projeto, mas na maioria dos casos, quando os ramos entram na Campanha com um projeto, já têm em mente a população que querem atender, seja ela quem mora na rua, que precisa de uma casa melhor, refugiados ou outros grupos.

ISV: Como funciona a ordem de entrega de casas? Há grupos que obtém prioridade? Ser católico e ser vicentino são requisitos formais para se obter o benefício?

Ada: Os vicentinos estão sempre atentos às necessidades espirituais das pessoas atendidas e, em muitos casos, os beneficiários pedem acompanhamento espiritual ou catequese para receber os sacramentos. No entanto, sendo fiéis ao nosso espírito de “acolher o estrangeiro”, temos por regra não discriminar na seleção dos beneficiários dos projectos da Campanha “13 Casas”. Por exemplo, no trabalho de reconstrução no Líbano após as explosões de Beirute, em agosto passado, os vicentinos apoiaram todas as comunidades, independentemente de serem vicentinos ou não, cristãos ou não.

ISV: O projeto inclui auxílio jurídico para legalização da propriedade, em nome do beneficiado?

Ada: Como mencionamos anteriormente, isso depende do projeto que as diferentes filiais elaboram em colaboração. Normalmente, esse aspecto já é corrigido antes de iniciar um projeto de 13 Casas, uma vez que a FHA sempre garante que haja segurança jurídica no imóvel, para evitar qualquer risco de despejo dos beneficiários.

ISV: No Brasil, quantas residências foram construídas no bojo do projeto 13 Casas até hoje?

Ada: Contabilizada como casas pertencentes ao projeto "13 Casas" não temos nenhuma oficialmente. O que aconteceu após a divulgação da Campanha "13 casas" foi a reforma ou construção de casas para famílias assistidas, mas não entraram oficialmente na Campanha. Acompanhei a movimentação em várias partes do país. O projeto que recebeu o selo das "13 Casas" foi um trailer para banho entregue à população de rua em Juiz de Fora. Esta é uma iniciativa de uma unidade vicentina do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora que conta com o apoio e doações da sociedade e de outras instituições. No Paraná também em 2019 foi divulgado que a Campanha "13 Casas" estava caminhando com o apoio de alguns ramos da FV, mas não recebi nenhuma notícia.

ISV: Há algum pensamento de São Vicente de Paulo que os inspire na realização desta missão?

Ada: "Quando você deixa a oração e a Santa Missa para o serviço dos pobres, você não perderá nada, já que servir aos pobres é ir a Deus, e você tem que ver Deus nas pessoas.” Não pare de seguir em frente, com a ajuda de Deus, em seu cargo e em suas ocupações, já que a obra de Nosso Senhor não é realizada tanto pela multidão de trabalha- dores como pela fidelidade do pequeno grupo ao qual você foi chamado.

Entrevista originalmente publicada no Informativo São Vicente ed. 314
Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias