Notícia
            Informações             Notícias      
Datas importantes: Jubileu dos 400 anos da CM 25 de Janeiro de 2024 Institucional Algumas oportunidades de engajamento nas celebrações do 4º Centenário da Congregação da Missão
A a     

A Congregação da Missão fará 400 anos de fundação em 17 de abril de 2025. Para tal, a pedido do Superior Geral, desde 17 de abril de 2023, até 2025, uma série de atividades celebrativas estão se dando, objetivando fortalecer-nos como congregação em suas dimensões missionária, profética e sinodal a partir do tema geral: “Revestir-se do Espírito de Cristo”.

No Brasil, criamos comissões de abrangência nacional (1) e provincial (3) para pensar, planejar e ajudar os coirmãos e os demais membros da Família Vicentina a celebrarem conosco este fabuloso jubileu.

As Províncias de Curitiba e Fortaleza aproveitaram o ano de 2023, para refletir, interiorizar e planejar ações que serão desenvolvidas a partir de abril de 2024, com celebrações oficiais de abertura das atividades jubilares nos dois locais.

Também a Província do Rio de Janeiro está aproximando os coirmãos do tema do jubileu, e teve abertura oficial das atividades celebrativas na Solenidade de Pentecostes, dada em 28/05/2023, no Seminário Interno Interprovincial São João Gabriel Perboyre, em Belo Horizonte, com a presença de coirmãos das três províncias do Brasil, por ocasião do encerramento do Encontro Interprovincial de Formadores e Animadores Vocacionais; bem como:

a) abertura de uma seção no site da PBCM (https://www.pbcm.org.br/institucional/-400-anos-da-cm) para publicação dos materiais alusivos ao jubileu; b) gravação de vídeos sobre as reflexões da Cúria Geral; c) tradução dos materiais disponibilizados pela Cúria Geral e publicação no site da PBCM e d) reuniões de articulação para as diversas atividades previstas para os anos seguintes.

No planejamento para o ano de 2024 constam atividades com abrangência provincial e nacional, a saber:

Nível provincial:

1. Curitiba

a) Abril: Abertura oficial do jubileu com encontro incluindo toda a Família Vicentina;

b) Abril: Dez.: Realizar celebrações alusivas ao IV Centenário da CM nas diferentes obras da província, fazendo memória da presença vicentina no local;

c) Abril: Dez.: Reunião de materiais vicentinos para continuar com a publicação da “Coleção Vicentina”;

d) Janeiro: Os materiais produzidos pela CMPS, como a “agenda” vem customizada com logo e informações do jubileu;

e) Outras atividades estão em fase de gestação. 

2. Fortaleza

a) Abril: Abertura oficial do jubileu com a visita do Pe. Nélio Pita, CM à Província e à Missão de Tefé – AM;

b) Abril: Dez.: Divulgação das ações jubilares pela equipe Serviço de Animação Vocacional Vicentino – SAVV; 

c) Outras atividades estão em fase de gestação.

3. Rio de Janeiro

a) Fevereiro a Novembro: Peregrinação com imagem e relíquia de São Vicente de Paulo missionário pelas obras da PBCM;

b) Janeiro a Dezembro: Continuar traduzindo e publicando no site os temas 3 e 4 para os retiros e momentos de reflexão e oração oferecidos pela Cúria Geral;

c) Abril: Elaborar release e matéria sobre o jubileu para web, jornal impresso e audiovisual;

d) 21 a 24 de Maio: Caminho Missionário vocacional: Caminho Dom Viçoso - Caraça-Mariana;

e) 16 a 18 de Agosto: Simpósio sobre Cultura Vocacional.

Nível nacional: 

a) Janeiro: Revisão do livro Rezar com a Família Vicentina;

b) 14 a 19 de Outubro: Retiro espiritual interprovincial, pregado pelo Superior Geral, Pe. Tomaž Mavri?, CM, no Santuário do Caraça.

Família Vicentina do Brasil - FAVIBRA

Também a FAVIBRA tem planos para este jubileu e com o apoio do Superior Geral sonha, deseja e projeta:

a) Trazer ao país uma réplica do corpo de São Vicente de Paulo, tal como se pode contemplar na Capela da Casa Mãe da CM, em Paris. A peregrinação objetiva animar a FV, fomentar vocações e tornar mais acessível o carisma vicentino. Com início previsto para a 52ª Romaria dos Vicentinos em Aparecida do Norte-SP, em março de 2024. A ideia é que a relíquia fique no país por aproximadamente três anos e siga para outros países da América Latina. Para tal se precisa de logística, recursos financeiros, humanos e envolvimento dos ramos da FV Brasil e paróquias cujo Santo é padroeiro;   

b) Criar um Centro de Espiritualidade da Família Vicentina do Brasil, em Taubaté-SP, na Rota da Fé, com data a definir. No local haveria um santuário dedicado a São Vicente de Paulo e uma casa de retiro, com uma comunidade formada por um padre de cada província do Brasil, por exemplo. O local, conseguido por meio da Sociedade de São Vicente de Paulo já existe e já tem algo construído, só precisa de melhoramentos e de disposição da Congregação e demais membros da FV para abraçar o projeto;

c) Gravar, com especial urgência, a pedido da Cúria Geral, em audiobook, por capítulos, as Constituições e Estatutos da Congregação da Missão em língua portuguesa.

Essas são algumas das diferentes atividades que temos pensadas para serem vividas no Brasil entorno do 4º Centenário de fundação da Congregação da Missão no ano de 2024. Para 2025 também haverá uma série de ações já planejadas ou ainda sendo gestadas, que, em tempo hábil, apresentaremos.

Por enquanto, ficamos por aqui, confiando nossos sonhos, planos e projetos nas mãos da Divina Providência e contando com a colaboração direta de cada coirmão e membros dos diferentes ramos da Família Vicentina para podermos viver com alegria, entusiasmo e fé tudo isso que sonhamos e queremos realizar juntos, com a firme convicção de que também é vontade de Deus e para o bem da Congregação, da Igreja e dos Pobres.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias