Notícia
            Informações             Notícias      
Dia Contra a Discriminação Racial 21 de Março de 2021 PBCM Em vídeo, Padre Denilson propõe cautela com o uso de expressões que podem revelar racismo
A a     

Comemoramos hoje, dia 21 de Março, o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Nesta ocasião convidamos o Pe. Denilson Matias, CM, Promotor Vocacional da PBCM, para abordar expressões historicamente racistas, utilizadas em nosso dia a dia, e que devem ser abolidas de nosso vocabulário.

Apesar de pouco conhecida no Brasil, esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre do dia 21 de Março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul. Na ocasião pessoas foram mortas ou gravemente feridas pela polícia do Regime Apartheid em protesto pacífico contra a Lei do Passe, lei que exigia que pessoas negras portassem uma caderneta a qual constava os locais onde essa população poderia circular.

A PBCM acredita ser valoroso relembrarmos essa data para que possamos refletir e agir trazendo novas projeções de um futuro mais justo. O processo escravista disseminou e naturalizou diversas formas simbólicas de discriminação racial em nosso país. No vídeo, publicado hoje em nossa página no Facebook, Pe. Denilson aborda expressões como denegrir, cor do pecado e mentira branca. “Denegrir a imagem de alguém é obscurecer a imagem (...) em oposição àquilo que é branco, ou seja, modificar uma imagem é torná la branca”(sic)

Que neste Dia Internacional Contra a Discriminação Racial tenhamos orações de movimento e transformação para um mundo melhor e mais justo que inclua todas as pessoas independente de raça, gênero, credo e classe social.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias