Notícia
            Informações             Notícias      
Encontro de leigos ligados ao carisma vicentino 10 de Junho de 2022 Institucional De hoje a domingo estarão reunidos na Fazenda do Engenho 50 leigos para refletir sobre a atualidade do carisma vicentino
A a     

Inicia-se hoje, na Fazenda do Engenho, em Santa Bárbara-MG, o Encontro de leigos ligados ao carisma vicentino. Até domingo, estarão reunidos nesta casa, localizada nas proximidades do Santuário do Caraça, em Catas Altas-MG, cerca de 50 vicentinos atuantes em obras da Província Brasileira da Congregação da Missão, bem como em outros ramos da Família Vicentina. A chegada dos participantes é aguardada para hoje ao final do dia, quando serão recebidos com um jantar de boas-vindas, seguido de momento de acolhida e espiritualidade.

 

No dia de amanhã, será realizado um momento de oração com a equipe de Contagem - Jardim Industrial, seguido de duas assessorias comandadas pelo Visitador Provincial Padre Eli Chaves dos Santos, CM, com as temáticas “A vocação leiga vicentina”, na parte da manhã, e “O protagonismo dos leigos hoje”, no turno da tarde. Para o final do dia, estão previstas uma missa e a noite cultural. No domingo, a oração da manhã estará a cargo da equipe do Rio de Janeiro. Planeja-se um painel composto de partilhas sobre as experiências missionárias dos representantes das obras da PBCM e dos ramos da Família Vicentina participantes, orientado pela coordenação do encontro.

 

A equipe de coordenação do encontro é formada pelos lazaristas Padre Alexandre, Padre Juarez e Padre Ezequiel. De acordo com o Padre Juarez: “Esse encontro é de suma importância para nós, Família Vicentina, porque é sempre uma oportunidade única para recordar, partilhar, revisar, aprofundar e celebrar o carisma vicentino de atuação missionária junto aos pobres, os mais necessitados do nosso meio. É, sem sombras de dúvidas, um revigoramento, um estímulo e uma animação missionária, eclesial e congregacional. É uma renovação nos membros da PBCM também, porque o tempo passa e como diz a canção "e com ele caminhamos todos juntos...". É preciso estar renovando sempre o grupo, a família, a fim de que esse modo de ser e atuar permaneça, para sempre, na Igreja de Jesus”.

 

Padre Alexandre Nahass Franco, CM, conta que, tempos atrás, o encontro de leigos costumava ser realizado e agora, por iniciativa do Provincial, Pe. Eli Chaves dos Santos, CM, e seus conselheiros, está sendo retomado: “Foram convidados leigos que trabalham em nossas obras missionárias, obras de educação, obras comprometidas com o serviço dos pobres. A proposta é refletir sobre a atualidade do carisma vicentino e o quanto ele fala para a vocação do leigo na Igreja. Sabemos que uma das primeiras fundações de São Vicente foi uma fundação leiga de mulheres, as Damas da Caridades, hoje conhecida como Associação Internacional de Caridade (AIC), então sabemos que São Vicente e Santa Luísa foram grandes precursores do trabalho com os leigos.

 

Padre Alexandre enfatiza a importância de um movimento de aproximação e fortalecimento da FV: “Vamos ter também aqui alguns leigos ligados a outros ramos da Família Vicentina, para retomarmos essa caminhada e fazermos um trabalho mais em comunhão entre as nossas obras e a FV, e percebermos como o carisma vicentino é refletido em nossas obras e na FV, de que forma o protagonismo dos leigos é trabalhado. Então, acho que esse é um momento muito importante”. A expectativa do Pe. Alexandre é que o encontro seja um momento de fortalecer o carisma e fazer com que as obras vicentinas continuem sendo uma grande luz para a melhora da vida das pessoas que estão em situação de sofrimento e pobreza.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias