Notícia
            Informações             Notícias      
Encontro On-line de Estudantes Vicentinos do Brasil 06 de Agosto de 2020 Informativo
"Manter-se firmes em seu amor para com os empobrecidos; dizer aos pobres que Deus os ama; criar projetos a ser desenvolvidos interprovincialmente; viver 'como amigos que se querem bem'; refletir sobre a adesão segura ao Voto de Estabilidade; trabalhar como Família Vicentina em projetos como a Mudança de Estruturas, e olhar os pobres excluídos e marginalizados como seguidores de Jesus Cristo e de São Vicente de Paulo, comprometer-se com eles, custe o que custar, até a morte, se for necessário."
Encontro interprovincial de estudantes vicentinos: CMPS, PFCM e PBCM
A a     

Estudantes das Províncias da Congregação da Missão do Brasil - CMPS, PFCM e PBCM - se reuniram virtualmente, no dia 4 de agosto, à 15h, pelo aplicativo Zoom, para o I Encontro On-line de Estudantes Vicentinos do Brasil, sob a temática: “Conectar, conhecer e crescer em comunidade”.

Além de visar a aproximação, fraternidade e conhecimento mútuo, o encontro tece como objetivo rezar pelo fim da pandemia, pelo fortalecimento do ENEV (Encontro Nacional de Estudantes Vicentinos) e pela fidelidade à Vocação Vicentina.

Para começar, o moderador, Cleber Teodósio, estudante de Teologia da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM), deu as boas-vindas a todos os presentes, explicitando os objetivos e a programação do evento.

A oração inicial ficou a cargo da Província de Fortaleza da Congregação da Missão (PFCM), e foi conduzida pelo seminarista interno, Samuel Menezes, com a ajuda de outros estudantes. Em seguida, Ramon Aurélio e Michel Araújo compartilharam uma mensagem antiga, porém atual (em destaque, acima), enviada pela Cúria Geral, aos estudantes. 

 O Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Tomaz Mavric, participou da reunião on-line, saudando a todos. Disse alegrar-se com o evento e que se unia aos estudantes no objetivo pensado para o encontro. Pe. Mavric concluiu sua saudação com uma bênção, desejando que os estudantes, com a ajuda de Deus, de Nossa Senhora e dos Beatos e Santos Vicentinos, mantenham-se firmes na resposta ao chamado, crescendo em unidade e alegres na missão de seguir Jesus Cristo, evangelizador e servidor dos pobres.

 Todos os presentes na sala virtual fizeram sua apresentação pessoal. Logo, Mateus Oliveira, estudante de Filosofia da Congregação da Missão Província do Sul (CMPS) tocou e cantou a música vocacional: “Por uma grande missão”, de Dom Pedro Guimarães. Em seguida, os estudantes: Icsom Rodrigo (CMPS), Raimundo Silva e Willam Medeiros (PFCM) e Leonardo Almeida (PBCM), apresentaram como cada Província está caminhando no processo formativo, nesse “Novo Normal. A partir desses depoimentos foi possível observar que estudantes e formadores estão, mesmo com as limitações próprias desse tempo, as ocupações com os estudos e a dinâmica da vida em comunidade permanecem e estudantes e formadores continuam indo aos pobres, desenvolvendo a assistência social junto aos mais necessitados.

O encontro foi encerrado com uma oração final conduzida por Celso Nascimento, estudante de filosofia da CMPS.

Também participaram do encontro os formadores Pe. Denilsom Matias, CM, que atualmente é responsável por acompanhar o ENEV (Encontro Nacional de Estudantes Vicentinos) e Pe. Joelcio Saibot, CM. Assim como, estudantes da província APU (Argentina-Paraguai-Uruguai) e Vice Província de Moçambique que estudam na PBCM, no seminário interno internacional e na teologia, respectivamente.

A equipe do EREV (Encontro Regional de Estudantes Vicentinos) da PBCM, que coordenou esse encontro, agradeceu a todos (estudantes e formadores) pela partilha e ao Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, por colaborar com sua conta no sistema Zoom para o evento.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias