Notícia
            Informações             Notícias      
Encontro Nacional de Estudantes Vicentinos 03 de Agosto de 2021 PBCM A 36º edição do ENEV foi realizada entre 26 e 30 de julho, em Belo Horizonte
A a     

De 26 a 30 de julho de 2021, aconteceu, em Belo Horizonte-MG, o 36º Encontro Nacional de Estudantes Vicentinos, no Instituto São Vicente de Paulo, com o tema: “Revitalizando nossa identidade no início do 5º centenário da Congregação da Missão”. De acordo com o seminarista Adriano Almeida Pires, CM, presidente do ENEV, o 36º Encontro Nacional dos Estudantes Vicentinos foi uma experiência singular: "proporcionou-nos um trabalho fecundo, em comunhão com os demais estudantes, onde tivemos a oportunidade de refletir acerca da identidade vicentina"

O seminarista Francisco Wallace Dourado, seminarista da PFCM, que secretariou o Encontro, considera o ENEV uma oportunidade para o enriquecimento fraterno interprovincial: "pude sentir a aproximação e a alegria de celebrar a identidade vicentina nas formações, orações, peregrinação ao Santuário do Caraça, e, principalmente, no gesto concreto junto às pessoas em situação de rua, no centro de Belo Horizonte."

Participaram do encontro oito estudantes de teologia e filosofia, das províncias de Fortaleza (PFCM) e de Curitiba (CMPS)  e 17 estudantes de todas as etapas da formação inicial da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM). O encontro foi assessorado pelos padres Hugo Barcelos, CM e Alexandre Nahass, CM. A coordenação do Encontro foi realizada pelos estudantes Adriano Pires, CM, Hudson Cardoso e Gabriel Abreu e assessorada pelo Pe. Denilson Matias, CM. Disponibilizamos, abaixo, mais detalhes sobre as atividades realizadas em cada dia de encontro.

1º Dia (26/7)

O encontro começou com uma eucaristia, às 17h, presidida pelo assessor do EREV (Encontro Regional de Estudantes Vicentinos) Pe. Denilson Matias, CM, concelebrada pelo Pe. Hugo Barcelos, CM, assessor deste ENEV, seguida do jantar. Logo, os estudantes se reuniram no salão para apresentação pessoal, partilha das realidades formativas, pastorais e agenda do Encontro. O dia foi encerrado com um vídeo elaborado pelos estudantes da PBCM, sobre a caminhada histórica do Encontro intitulado: “ENEV: identidade e significado” e a oração na noite, “Completas”, coordenada pelos estudantes do Trevo.

2º Dia (27/7)

O encontro começou com a Oração das Laudes, às 7h30, coordenada pela Delegação da PFCM, seguida de café da manhã. Logo após Padre Alexandre Nahass, CM, animador espiritual e pastoral do Santuário do Caraça-MG, prestou assessoria intitulada “Perfil do Missionário Vicentino e seus desdobramentos”. Logo após, Padre Alexandre presidiu a Santa Eucaristia, às 11h. No período da tarde, houve assessoria com o Assessor Oficial do ENEV Padre Hugo Barcelos, CM, com ênfase no Tema: “Revitalizando nossa Identidade no início do V Centenário da CM”, em que destacou as influências pastorais recebidas ao longo de nosso carisma. Em seguida, os estudantes se reuniram em 05 grupos para a discursão de temas que abrangiam o “Mistério de Vocação em São Vicente de Paulo”, para partilha das provocações que enfatizam o Revitalizar nossa Identidade Vicentina. Na parte noturna, aconteceu o jantar e em seguida a 3ª assessoria com “Partilha das Provocações”. O dia foi encerrado com a Oração das Completas coordenada pelos estudantes do Instituto São Vicente de Paulo (Pré Seminário I e II) da PBCM.

3º Dia (28/7)

O encontro começou com a Oração das Laudes, às 7h30, coordenada pela Delegação da CMPS (Congregação da Missão Província do Sul - Curitiba), em seguida, teve o Café da Manhã. Logo após, os estudantes se reuniram em 04 grupos, para a discussão de um texto, cujo tema: "A identidade Vicentina no V Centenário da CM". Essa atividade se deu por toda a manhã, onde os grupos fizeram a leitura e depois uma troca de informações. Na parte da tarde, às 14h30, reuniram-se novamente, para a plenária dos textos trabalhados na parte da manhã, onde cada grupo fez a sua colocação do que perceberam na leitura e qual os pontos mais importantes para a revitalização da identidade da CM. Às 17h, aconteceu a Eucaristia do dia, presidida pelo Padre Hugo Barcelos, CM.

Como em todos os encontros há um momento em que os estudantes dedicam um tempo para uma ação concreta e conhecer os projetos que os estudantes da província anfitriã desenvolvem, no caso, este ano, a PBCM, que realiza um denominado "Marmita Solidária", cuja ação é fornecer marmitas a pessoas em situação de rua. Os estudantes juntamente com voluntários da Paróquia Pai Misericordioso, produziram, no dia de hoje, a confecção de 200 marmitas. Após a missa, os estudantes, com o Pe. Denilson Matias, CM, deslocaram-se ao centro de Belo Horizonte e as distribuíram. 

4º Dia (29/7)

Os estudantes peregrinaram ao Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens no Complexo do Caraça, onde passaram o dia desfrutando do potencial ecológico, histórico, educacional, turístico e religioso do local. À noite, já em BH, fizeram a avaliação do encontro, leitura da ata e encaminhamentos para o próximo ENEV, que se dará em 2023, na Província de Fortaleza.

5° Dia (30/7)

A eucaristia de encerramento foi presidida pelo Pe. Wander Ferreira, CM, no Teologado, no contexto da festa litúrgica de São Justino de Jacobis. Veja no link: cutt.ly/yQgxaJE. O evento foi encerrado com um almoço, com pratos tipicamente mineiros.

O seminarista Adriano Pires, CM, aproveitou a oportunidade para manifestar gratidão a quem colaborou para que o evento fosse realizado: "expresso o agradecimento da coordenação a todos os que ajudaram e se empenharam para que esse evento acontecesse; especialmente aos provinciais, na pessoa do Padre Eli Chaves. Deus os retribua!".

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias