Notícia
            Informações             Notícias      
Festividades de São Vicente de Paulo 11 de Outubro de 2022 Informativo Obras da Província organizam celebrações e ações sociais para homenagear o fundador da Congregação da Missão
A a     

Colégio São Vicente de Paulo

As celebrações começaram com a bênçãos das garrafinhas com água, no dia 26 de setembro, preparadas pela equipe da Pastoral escolar vicentina. Foram dadas duas bênçãos pelo Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, CM, uma no turno da tarde para todos os educadores do setor administrativo. E outra no turno da noite, para todos os educadores do setor pedagógico. Cada garrafinha tinha uma etiqueta com uma das cinco virtudes vicentinas.

Pe. Agnaldo fez uma explicação sobre o significado da bênção. E depois motivou a quem desejasse pegar uma garrafinha com aquela virtude que ainda precisa desenvolver. A equipe de pastoral ainda preparou uma exposição com trabalhos feitos pelos alunos, sobre São Vicente de Paulo.Terça-feira, dia 27 de setembro a Comunidade da Casa Central celebrou a Eucaristia em honra a São Vicente de Paulo, às 7h. A Missa foi presidida pelo Superior Provincial, Pe. Eli Chaves dos Santos, CM. Durante todos os intervalos das aulas, a comunidade educativa participava de um lanche festivo, em comemoração pelo dia de São Vicente de Paulo.

Regional da Família Vicentina do Rio de Janeiro

O dia de Oração da Família Vicentina e a Festa Regulamentar da Sociedade São Vicente de Paulo, aconteceu no último dia 25 de setembro, no Santuário da Medalha Milagrosa, localizado à Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca. Contou com a presença dos seguintes ramos: Congregação da Missão, Filhas da Caridade, Irmãs Vicentinas de Gesygem, Sociedade de São Vicente de Paulo, Missionários leigos Vicentinos (MISEVI), Associação da Medalha Milagrosa (AMM) e Juventude Mariana Vicentina (JMV). A festa teve início às 7h30 com o café da manhã. Em seguida todos que estavam reunidos na quadra, receberam solenemente a imagem de São Vicente de Paulo.

As 8h30 iniciou-se o momento de espiritualidade, com a leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 10,25-37), conhecido como o Evangelho do Bom Samaritano. Em Seguida, Pe. Agnaldo fez a reflexão do tema do dia de Oração “Encontrar, celebrar e revitalizar nossa vocação e missão vicentinas”. Às 9h foram apresentandos os novos confrades e consócias, membros da Sociedade São Vicente de Paulo na Festa Regulamentar. Após a apresentação, todos saíram em procissão até o Santuário para o início da Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Pe. Agnaldo A. de Paula, CM, e concelebra pelo Pe. Eli Chaves dos Santos, CM e Pe. Vandeir Barbosa, CM. Também participou da celebração o diácono Túlio M. da Silva, CM.

Regional da Família Vicentina de Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, cada paróquia e dimensão da Família Vicentina teve a sua festividade. O Instituto São Vicente de Paulo (Trevo) este ano realizou a novena completa de São Vicente de Paulo, sempre convidando pessoas e grupos diferentes da região e diversos ramos da Família Vicentina para animar a novena. A festa do dia 27 de setembro foi muito animada e contou com a participação de muitas pessoas. Na paróquia do Pai Misericordioso, São Vicente de Paulo foi homenageado pelas diversas comunidades com um tríduo.

As celebrações foram realizadas pelo Pe. Francisco Ermelindo, CM, Diác. Amaury, e Pe. Wander, CM. No dia de São Vicente de Paulo, Pe. Wander celebrou a Santa Missa com Diác. Cléber, CM, auxiliados pelos seminaristas Leonardo e Icson. A comunidade se mobilizou, a Igreja estava organizada e foi produzida também uma camiseta pra a ocasião. A manhã de oração do dia 25 de setembro, no Calafate, começou com um café partilhado, seguido por uma palestra a respeito da realidade atual e a sinodalidade, e por último houve uma celebração eucarística em que jovens das comunidades do bairro Paulo VI e da JMV fizeram uma entronização da bíblia.

Santuário do Caraça

Para celebrar São Vicente de Paulo houve uma procissão simbólica no Santuário do Caraça, das ruínas do antigo seminário, hoje centro cultural, até o santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Na paróquia houve missa festiva presidida pelo superior do Santuário do Caraça, Pe. Luiz do Vale, CM, concelebrada pelo Pe. Emanoel Bedê, CM, e Pe. Helio Maia, CM. Esteve presente o conselho particular de Santa Bárbara e comunidades vicentinas do Curato de Nossa Senhora das Graças. A celebração contou com a participação de mais de 150 pessoas. 

Campina Verde

De acordo com o Diác. permanente Zogmar, foi realizado um tríduo na Paróquia e nas comunidades. Houve o encerramento com uma bela procissão. Dias 22, 23, 24 e 25/9 o tema foi "São Vicente caminha com todas as pessoas que sofrem discriminação”.  O tema do primeiro dia foi "Viva São Vicente, Pai dos Pobres, Pai da Gente”! Responsáveis: Comunidade São Sebastião. Dia 23/9 às 19h. Tema do segundo dia: "Salve São Vicente, protetor dos excluídos e marginalizados”! Responsáveis: SSVP. Dia 24/9 às 19h. Tema do terceiro dia: "Glória a São Vicente, protetor dos órfãos e doentes”! Responsáveis: Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Dia 25, às 18h, Procissão seguida de Missa, e logo após tivemos o lanche partilhado.

Espiritualidade em Riacho Fundo II

No dia 1º de outubro foi celebrada a manhã de oração com o tema: Família Vicentina Samaritana: Eis a nossa vocação! Com a presença de todo o Conselho Metropolitano de Brasília. O encontro foi conduzido pela Ir. Emília, Filha da Caridade, que falou da importância de saber cuidar. E foi encerrado com a Santa Eucaristia presidida pelo Pe. Valdo, CM, diretor Espiritual da SSVP de Brasília e região. Nesse encontro houve a participação de aproximadamente mil e trezentas pessoas. Foi um momento único para toda a Família Vicentina, que está voltando aos trabalhos com todo ardor missionário.

No sábado, dia 17 de setembro, os grupos vicentinos e missionários da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II, realizaram um encontro de espiritualidade em conjunto. Neste dia, os integrantes puderam contar com momentos de reflexão sobre a vida de Jesus, e entender ainda mais sobre o amor ao próximo. De forma individual, os participantes tiveram contato com o evangelho e puderam meditar na palavra de Cristo, de forma mais profunda.

Com o apoio do Padre Valdo, CM, das Filhas da Caridade, na pessoa da Irmã Socorro, e as palestras recebidas, as equipes do o MISEVI - Missionários Leigos Vicentinos, SSVP, JMV, Juventude Marial Vicentina, IAM - Infância e a Adolescência Missionária, passaram um dia inteiro em comunhão fraterna estruturado nos princípios da simplicidade, humildade, mansidão, zelo e mortificação. Um dia muito especial que, certamente, fortaleceu ainda mais os vínculos de missão entre os grupos e espiritualização individual.

Manhã de oração no Distrito Federal

Entre os dias 24 e 27 de setembro, houve uma vigília da Família Vicentina realizada na paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II, com a presença  do Conselho Metropolitano de Brasília. Foi um momento único de Espiritualidade que contou com a presença de muitos vicentinos da região. Foi conduzida pela irmã Emília, das Filhas da Caridade, a consorcia Márcia, do Conselho Metropolitano da SSVP, e pelo Padre Valdo, CM. Foi falado sobre a importância de saber cuidar do próximo com o tema o “FAMVIN Samaritana: “Eis aqui a nossa vocação”.

O acolhimento foi realizado pelo padre João Donizete, CM. E foi encerrada com a santa eucaristia presidida pelo padre Valdo, CM, diretor espiritual da SSVP de Brasília e região. Nesse encontro, houve a participação de 1300 pessoas. Foi um momento especial para os vicentinos que, há mais de dois anos sem um encontro com os 6 ramos da família vicentina, com banners , uma pequena apresentação de cada ramo e suas logomarcas, juntamente com a Família Elizabetiana, os jovens da JMV, MISEVI, SSVP, Congregação da Missão e as Filhas da Caridade, devido a pandemia.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias