Notícia
            Informações             Notícias      
Jornada Dom Viçoso 30 de Abril de 2024 Informativo PBCM e Faculdade Dom Luciano Mendes promovem dois dias de programação em homenagem a Dom Antônio Ferreira Viçoso
A a     

A cidade de Mariana recebeu, nos dias 20 e 21 de abril de 2024, a Jornada Dom Viçoso, atividade esta que integra a série de ações convocadas pelo Superior Geral da Congregação da Missão neste tempo de vivência jubilar (2023-2025), quando se celebrará, em 17 de abril de 2025, os 400 anos de fundação jurídica da Congregação da Missão. Na oportunidade, refletiu-se sobre o que une e dá sentido aos trabalhos da Pequena Companhia: o chamado que Deus faz a cada um de seus membros a assumirmos a missão vicentina, sendo Dom Viçoso excelente referência neste sentido.   

A primeira parte da Jornada teve início às 8h da manhã do dia 20 de abril de 2024, na Faculdade Dom Luciano Mendes, com uma celebração eucarística presidida por Dom Francisco Barroso e concelebrada por padres lazaristas e clero marianense presentes, na capela interna da faculdade.

Às 9h, já no auditório, ouviu-se a palavra de acolhida realizada pelo Monsenhor Edmar Silva, bispo eleito para auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte e atual Diretor Geral da Faculdade. Em seguida, Pe. Cleber Teodósio, CM, moderou a palestra magna “A presença dos lazaristas na Arquidiocese de Mariana: ecos de um legado”, ministrada pelo Pe. Dejair de Rossi, CM.

Depois de um rápido intervalo para café, a Jornada continuou com uma mesa moderada Pe. Edvaldo Melo, onde o Pe. José Carlos falou sobre “A vida de Dom Viçoso”; o Prof. João Paulo, sobre “Dom Viçoso, humanista: seu combate à escravidão”; o Pe. Sebastião Carvalho, CM, sobre “Caraça e a missão de Dom Viçoso hoje” e o Prof. Maurílio Camello, sobre “Dom Viçoso, virtudes e fama de santidade”, esse último, por videoconferência.

Em seguida, foi aberto um espaço de diálogo para perguntas e respostas a respeito do conteúdo apresentado, com destaque para a contribuição de Merania Oliveira, que sinalizou Dom Viçoso como um grande incentivador da educação feminina, trazendo para o Brasil as Filhas da Caridade. No período da tarde, os estudantes vicentinos presentes visitaram museus e a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, de Mariana.

A segunda parte da Jornada teve início às 7h30 da manhã do dia 21 de abril de 2024, com uma peregrinação desde o antigo Seminário Menor de Mariana até a Cartuxa de Dom Viçoso, em três atos. A concentração aconteceu no pátio da Capela da Boa Morte, onde também se deu o primeiro ato, quando os estudantes lazaristas apresentaram Dom Viçoso, como “O Missionário”. Na parada seguinte, em frente ao pórtico do Seminário Maior São José, os seminaristas internos encenaram Dom Viçoso em uma entrevista, como formador do Clero; por último, já à frente da Cartuxa, Dona Efigênia, moradora de Mariana, falou sobre “Dom Viçoso, o Santo”.

Houve também momentos que não estavam na programação, mas que deixaram a Jornada ainda mais rica, como por exemplo, quando o seminarista Andrey Soares apresentou parte de sua pesquisa sobre a Cartuxa, sinalando que ali foram ordenados três padres; a fala do Pe. Francisco Ermelindo, CM, sobre a simplicidade da Cartuxa; e a poesia: “O Santo Particular” de Carlos Drumond de Andrade, recitada pela professora Jailda Freitas.

A Jornada foi concluída à sombra das árvores, ao lado da Cartuxa de Dom Viçoso, com a Celebração Eucarística do Domingo do Bom Pastor, animada liturgicamente pelos seminaristas da Congregação da Missão, presidida pelo Visitador Provincial, Pe. Vandeir Barbosa, CM, e concelebrada pelos padres vicentinos: Allan Ferreira, Cleber Teodósio, Francisco Ermelindo, Denilson Matias e Gustavo Alivino, e também pelo Pe. Geraldo Buziani, Pároco da Catedral e responsável local pela Cartuxa. 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias