Notícia
            Informações             Notícias      
Jornada Dom Viçoso 15 de Março de 2024 Informativo Conferências e peregrinação em honra à memória do Bispo de Mariana vão marcar a semana de aniversário de fundação da Congregação da Missão
A a     

Dias 20 e 21 de abril de 2024 são dias de honrar a memória de Dom Antônio Ferreira Viçoso, o Bispo de Mariana. Na semana do 399º aniversário de fundação da Congregação da Missão - comemorado em 17 de abril - a Província Brasileira da Congregação da Missão realizará a Jornada Dom Viçoso. A programação, desenvolvida em parceria com a Faculdade Dom Luciano Mendes será composta de conferências, debates, mesa redonda, reflexões e peregrinação.

Pe. Cléber Fábio Teodósio, CM, coordenador da Comissão Provincial Preparatória para o Jubileu de 400 anos da Congregação da Missão fala da importância da Jornada: “Dom Viçoso é uma referência para a Igreja no Brasil e especialmente para todo aquele que deseja seguir os passos do Mestre Jesus, na Congregação da Missão. Seu legado em Mariana e para a nossa Igreja é de um valor inestimável. Logo ouvir sobre Dom Viçoso, aprender de sua vida, beber em sua fonte nos ajudará a, assim como ele, também colaborar para que Cristo continue sendo amado e servido em sua Igreja, especialmente nos pobres. Essa jornada nos permitirá aprender mais sobre o Venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso, bem como será uma oportunidade singular de encontrarmos estudiosos, padres e leigos que amam Dom Viçoso e que mantêm viva sua memória, em nosso meio.   

No sábado, 20/4, haverá uma celebração eucarística de abertura da Jornada Dom Viçoso às 8h, no auditório da Faculdade Dom Luciano Mendes (Avenida Geraldo Gonçalves da Cunha, 21, São José - Mariana), seguinda da conferência do Pe. Dejair de Rossi, CM, intitulada “A presença dos Lazaristas na Arquidiocese de Mariana, ecos de uma legado”. Às 10h30 será aberta uma mesa redonda multitemática: "A vida de Dom Viçoso", com Pe. José Carlos; "Dom Viçoso humanista: seu combate à escravidão", com o Prof. João Paulo; "Dom Viçoso, virtudes e fama de santidade", com o Prof. Maurílio Camello e “Caraça e a missão de Dom Viçoso hoje”, com Pe. Sebastião Carvalho.

No domingo, 21 de abril, todos estarão convidados para a concentração a partir das 7h, no pátio da capela da Boa Morte (Rua do Seminário s/n - Centro - Mariana). Às 7h30 será iniciada a caminhada à Cartuxa de Dom Viçoso, em três atos: “Dom Viçoso Missionário” com reflexões propostas pelos seminaristas do Trevo; “Dom Viçoso Formador do Clero, com reflexões apresentadas pelos seminaristas internos do Trevo - Instituto São Vicente de Paulo e, por fim, “Dom Viçoso Santo”, com reflexões orientadas por D. Efigênia, Merania e pelo grupo de fiéis de Mariana. A chegada à Cartuxa de Dom Viçoso está prevista para às 10h, onde será realizada uma missa de encerramento presidida pelo Visitador Provincial da PBCM, Pe. Vandeir Barbosa de Oliveira, CM.


Dom Viçoso: defensor da Igreja, reformador do clero e santificador do povo cristão

Dom Viçoso foi um padre vicentino nascido na cidade de Peniche, em Leiria, Portugal. Em 1818 foi ordenado sacerdote e no ano seguinte, enviado ao Brasil. Dom Viçoso foi superior dos Lazaristas e depois foi nomeado bispo, destacando-se por diversos fatores, como a participação na reforma do clero em Minas Gerais, o zelo pastoral e o humanismo, buscando contribuir, onde lhe cabia, para a decisão de interromper as práticas escravistas mesmo antes da abolição da escravatura no Brasil. Em 2014 o Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas de Dom Antônio Ferreira Viçoso concedendo-lhe o título de Venerável. Para a beatificação ainda deve ocorrer a aprovação do milagre que está sendo analisado pelos peritos da Congregação das Causas dos Santos.

Oração para pedir a Deus a beatificação de Dom Viçoso e alcançar graças por sua intercessão

Senhor Jesus Cristo, glória dos vossos sacerdotes, Bom Pastor que destes a vida pelas vossas ovelhas, nós vos agradecemos pelas virtudes e dons com que vos dignastes adornar a alma do grande bispo, Dom Antônio Ferreira Viçoso, para fazer dele um modelo luminoso de defensor da Igreja, reformador do clero e santificador do povo cristão.

Vós que promotestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorificar, com a honra dos altares, se for para maior glória da Santíssima Trindade e honra do vosso sacerdócio, este vosso servo, e concedei-nos, para esse fim, por sua intercessão junto de vós, a graça que confiantemente vos pedimos.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.


Roteiro Jornada Dom Viçoso em Mariana - MG

 

20 de Abril de 2024, sábado

 8h – Celebração Eucarística – Dom Barroso

  • 9h – Palavra de Acolhida – Direção da Faculdade Dom Luciano Mendes
  • 9h10 – Conferência: Moderador – “A presença dos Lazaristas na Arquidiocese de Mariana: ecos de um legado” - Pe. Dejair De Rossi, CM
  • 10h – Espaço de Diálogo: Perguntas e respostas sobre a conferência
  • 10h15 – Intervalo para café
  • 10h30 - Mesa redonda:
    • A Vida de Dom Viçoso”, Pe. José Carlos
    • Dom Viçoso, Humanista: combate à escravidão”, Prof. João Paulo
    • Dom Viçoso, virtudes e fama de santidade”, Prof. Maurílio Câmello
    • Caraça e a missão de Dom Viçoso hoje”, Pe. Sebastião Carvalho, CM
  • 12h – Almoço
  • Tarde: Visitação de museus e arquivo de Mariana que possam conter relíquias de Dom Viçoso (báculo, mitra, cruz etc)

 

21 de Abril de 2024, domingo

 7h – Concentração no pátio da Capela da Boa Morte

  • 7h30 - Caminhada à Cartuxa de Dom Viçoso em três atos:
  • Ato 1 - Capela da Boa Morte (antigo Seminário Menor) - Seminaristas promovem reflexão sobre "Dom Viçoso, o Missionário"  
  • Ato 2 - Pórtico do Seminário Maior São José - Seminaristas Internos do ISVP apresentam reflexão sobre "Dom Viçoso, o Formador do Clero"
  • Ato 3 - Em frente à Cartuxa - D. Efigênia, Merania e Fiéis de Mariana guiam reflexão a respeito de "Dom Viçoso, o Santo"  
  • 10h – Celebração Eucarística – Pe. Vandeir Barbosa, CM, na Cartuxa de Dom Viçoso (Leituras: Seminaristas CM)
 
*Caso queira mais informações sobre a Jornada Dom Viçoso em Mariana, envie mensagem direta para a nossa página @lazaristasbrasil.  

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias