Notícia
            Informações             Notícias      
Mês Vicentino 02 de Setembro de 2020 Religiosidade
A a     

Para nós, vicentinos, setembro é um mês especial, por ser o mês do nosso santo fundador. É um mês que nos convida a voltarmos às fontes do nosso carisma, para revigorarmos a nossa vocação. Durante o mês de setembro, o Serviço de Animação Vocacional Vicentino do Brasil, reza pelas vocações. Para nós, este é o mês vocacional vicentino. De modo especial, neste ano, na nossa Congregação, queremos rezar com o Superior Geral, com o objetivo de alcançarmos o 1% de missionários solicitado para as missões Ad Gentes, na Congregação da Missão: “Nossa vocação é ir não a uma paróquia e nem só a uma diocese, mas a toda a terra” (XI, 553). Este é o tema proposto pela Cúria Geral para as nossas reflexões a partir da nossa vocação vicentina e do espírito de mobilidade dentro da Congregação da Missão.

Ontem, dia 1º de setembro tivemos o nosso Festival Vocacional. No Brasil, acompanhamos a live a partir do meio dia do dia. Neste encontro tivemos a participação de Pe. Pedro Opeka, CM, o lançamento da campanha do 1%, o testemunho de missionários de outras províncias, o lançamento do livro sobre vocações do Pe. Rolando Gutierrez e uma série de coisas que estivemos preparando há pouco mais de um mês.

Esse contato com a nossa Congregação, para além da nossa Província, é importante para vermos que há um número sem fim de expressões do no nosso carisma mundo afora. Neste momento, a internet é uma ferramenta que ajuda na nossa aproximação interprovincial e na partilha comum das nossas experiências missionárias.

Ainda no mês de setembro, será enviado o subsídio para o novenário vocacional vicentino, para ser rezado como preparação para festa de São Vicente de Paulo, como fazemos todos os anos. Poderão rezá-lo em comunidade, partilhando com seus grupos paroquiais, enfim, usando a criatividade.

Queremos rezar neste ano pelos duzentos anos da chegada dos Padres Lazaristas ao Brasil. A partir da memória histórica dos nossos heróis e desbravadores Lazaristas, pediremos a Deus que fortaleça a nossa vocação e que envie mais vocacionados à Congregação, de modo especial, à PBCM. Aproveito o momento, para pedir-lhes, encarecidamente: que uma vez por semana, pelo menos, durante o mês de setembro, uma missa seja oferecida pelas vocações vicentinas e que possamos rezar pensando na nossa realidade provincial, pedindo ao Senhor que mande mais operários.

Animo-lhes ao árduo trabalho da animação vocacional local e ao contato com os jovens dos seus lugares de trabalho. Se cada Coirmão se dispuser a acompanhar um jovem e o fizer bem, a nossa Província se alegrará ainda mais. Aqueles que não puderem fazê-lo poderão contribuir com orações e inspirando-nos ir adiante. O bom resultado do nosso trabalho dependerá da nossa capacidade de contagiar os jovens com a alegria do nosso carisma. Peço ao Senhor que a obra onde você se encontra seja também uma obra vocacional, tomada e tocada pela cultura das vocações.

Pe. Denilson Matias, CM

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias