Notícia
            Informações             Notícias      
Nos Passos de Dom Viçoso 07 de Julho de 2021 Informativo Trajetória costumeira de Pe. Antônio Ferreira Viçoso será aberta à peregrinação
A a     

Hoje, dia em que celebramos a memória do padre lazarista Antônio Ferreira Viçoso, anunciamos com alegria o lançamento da rota de peregrinação em homenagem a este querido servo de Deus, que ficou conhecido como apóstolo de Minas. Trata-se de uma iniciativa da diocese de Mariana, com a colaboração de leigos, leigas, religiosos e religiosas que valorizam a memória de Dom Viçoso, bem como a cultura da região, patrimônio imaterial inestimável de nossa sociedade.  

Para compreendermos melhor a proposta e sabermos em que fase de elaboração o projeto se encontra, conversamos com o coordenador do Caminho religioso “Nos Passos de Dom Viçoso – Uma caminhada de Fé”, Efraim Leopoldo Rocha. Ele nos enviou um texto explicando que neste momento os organizadores estão credenciando pousadas e casas de família dispostas a fazer parte, oficialmente, do roteiro de peregrinação:

"Agora estamos em fase de credenciamento das Pousadas e hospedagens familiares ao longo do caminho, além do preparo de guias e monitores".

Efraim explicou que há uma comissão diocesana que cuidará do caminho religioso, da qual fazem parte Pe. José Carlos dos Santos, Pe. Nedson Pereira de Assis, dentre outros, com o intuito de acompanhar e promover melhorias no Caminho, de forma constante. Ele informou que o roteiro está em fase de divulgação e que, em breve, as inscrições para a primeira turma de peregrinos serão abertas. 

De acordo com Efraim, o trajeto poderá ser feito a pé, do Santuário do Caraça, em Catas Altas, até a Casa Cartuxa, em Mariana. Existe a intenção de incentivar a peregrinação em bicicleta e cavalo, em um futuro próximo. Ele descreve abaixo uma breve descrição do caminho para que interessados possam conferir os locais incluídos no roteiro de peregrinação:

"Partindo do Caraça, com trechos de média dificuldade, o caminhante fará uma trilha até a Cascatona, exuberante queda d’água. Depois, chega-se a fazenda do “Engenho”, ponto proposto para alimentação, repouso e descanso. Segue-se, em seguida, por Santana do Morro, margenado o rio, passando-se por locais pitorescos e comunidades que vivem da extração do carvão vegetal, podendo-se observar a realidade dos trabalhadores locais.

Bem mais à frente, a surpresa do “Antigo Bicame de Pedra” que por muitos e muitos quilômetros levava água até Catas Altas. Depois, as torres das igrejas de Catas Altas e a beleza de seu emolduramento pela montanha. Acolhida, lazer, descanso, boa alimentação. Segue-se por “Morro da Água Quente”, até alcançar-se, já pertencendo à Mariana, o Distrito de Santa Rita Durão, no sopé da serra, terra de Frei José de Santa Rita Durão, Autor de o Caramuru e também de Sinhá Olímpia, conhecida em todo o Brasil como “A Dama do Papel”. Em Santa Rita, sobre as torres de Nossa Senhora de Nazaré e de Nossa Senhora do Rosário, o descanso, a acolhida, as quitantas e os pratos típicos do lugar, nas casas que começam a ser credenciadas para acolher os caminhantes. Uma boa cama no frio aquecida pelo fogão de lenha que serve à casa.

Na manhã seguinte, alcançar Camargos, um dos mais antigos Distritos de Mariana. Antes, passar por Bento Rodrigues e sentir a emoção de um mar de lama destruidor. Fazer uma oração; agradecer e caminhar. Chegar à Cachoeirinha de Camargos, aos pés do seu Cruzeiro. Descansar, tomar o café, ouvir histórias, conhecer a bela Matriz de Nossa Senhora Conceição. Dormir nas “Terras do Tesoureiro” da Corte, Posto Fiscal das mercadorias e dos diamantes de Diamantina para o Rio de Janeiro.

No dia seguinte, iniciar a caminhada cedo para alcançar a Cartuxa, a “Casinha de Dom Viçoso” e nela dobrar os joelhos, em agradecimento pela “Caminhada de Fé”. Encantar-se com a humildade da morada do Santo Bispo. Tocar a cama onde a Deus entregou o seu espírito. Sentir a unção de sua alma, num Santuário Vivo de simplicidade e da natureza que o cerca.

Hospedar-se em Mariana, aproveitar sua história. Visitar a Cripta onde Dom Viçoso está sepultado. Fazer uma oração. Sentir-se feliz por caminhar nas mesmas pedras por onde este Santo Bispo, o “Apóstolo de Minas” passou."

Efraim Leopoldo Rocha coordena o caminho religioso Nos passos de Dom Viçoso. Advogado, foi secretário municipal de cultura de Mariana-MG.

Veja o mapa do trajeto previsto para o caminho religioso "Nos Passos de Dom Viçoso":

. Para mais informações, veja o site oficial do caminho de peregrinação aqui

. Conheça os santos vicentinos

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias