Notícia
            Informações             Notícias      
Nota de Falecimento 27 de Abril de 2023 Institucional Padre Lauro Palú, CM
A a     

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do querido Padre Lauro Palu, CM, aos 83 anos de idade. Em sua incansável contribuição como vicentino, atuou como diretor cultural e superior do Santuário do Caraça (2013-2021), diretor do Colégio São Vicente de Paulo (1980-1986 e 1999-2013), Assistente Geral da Congregação da Missão (1986-1998), dentre outras funções. A missa de corpo presente será realizada amanhã, às 11h, no Santuário do Caraça. Este é um momento de profunda tristeza para nós da Província, amigos e familiares. Rezemos para que Deus acolha o querido Padre Lauro em seus braços.

Nascido em 11 de dezembro de 1939, na cidade de Rebouças, no Paraná, Pe. Lauro ingressou no seminário de Petrópolis-RJ, em 4 de fevereiro de 1957, emitindo os santos votos perpétuos em 5 de fevereiro de 1959. Sua ordenação foi consagrada no dia 20 de setembro de 1964, pela intercessão das mãos de Dom João Batista Cavati.

Sua primeira colocação foi em Mariana, no Seminário São José, onde lecionou Filosofia, História da Igreja e Introdução ao Ministério de Cristo. No ano seguinte, 1966, atuou como prefeito de estudos de Filosofia, no Seminário São Vicente de Paulo, em Petrópolis-RJ. Em 1968 ministrou o curso Christus Sacerdos, em São Leopoldo-RS. De 1969 1977 foi reitor e professor do Instituto Bom Jesus, em Aparecida-SP. Em 1977 passou a formador no Instituto São Vicente de Paulo, em Belo Horizonte, onde trabalhou por dois anos.

Em 1980 mudou-se para o Rio de Janeiro, assumindo a direção do Colégio São Vicente de Paulo, instituição em que fez escola como educador, concebendo uma pedagogia vicentina, transformadora, inspirando gerações de professores, alunos e famílias. Em 1986 foi chamado a colaborar com a Cúria Geral, em Roma-Itália, como Assistente Geral da Congregação da Missão. Em 1999 retornou à diretoria do CSVP e foi conselheiro Provincial.

De 2013 a 2021 atuou como diretor cultural do Santuário do Caraça, encantando os turistas que procuravam ouvir as histórias do lobo guará, que costuma fazer visitas noturnas ao local, contando curiosidades sobre botânica - há espécies nativas encontradas na região que foram batizadas com seu nome, não por acaso - expondo suas fotografias autorais. Padre Lauro foi poeta e coautor de canções vicentinas, além de contribuir por muitos anos com a redação de textos e o trabalho de revisão do Informativo São Vicente. Nos últimos dois anos padre Lauro esteve enfermo na Casa Dom Viçoso, em Belo Horizonte-MG.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias