Notícia
            Informações             Notícias      
Novo Diretor das Filhas Da Caridade - BH 30 de Junho de 2020 Informativo
Padre, Freiras, Filhas Da Caridade, Congregação da Missão
A a     

Acaba de ser nomeado, pelo Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Tomaz? Mavric?, o novo Diretor das Filhas da Caridade - Província de Belo Horizonte, Pe. Weliton Martins Costa, CM. Ele substitui o Pe. Francisco Ermelindo Gomes, CM, que seguirá trabalhando como formador no Seminário Interno Interprovincial, em Belo Horizonte.

O Pe. Weliton Martins, popularmente conhecido como “Pe. Toni”, nasceu em 1972, na cidade de Teófilo Otoni-MG. Fez os votos na Congregação da Missão em 2002, sendo ordenado padre em 2004. Desde o princípio de sua vida sacerdotal Padre Toni assumiu diversos ofícios na Congregação, tendo atuado como formador, coordenador da Pastoral Vocacional, Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa no Rio de Janeiro e missionário na Amazônia. Até o monento atual Pe. Toni exercia a função de pároco na Paróquia Pai Misericordioso, no bairro Paulo VI, em Belo Horizonte.

O ofício do Diretor Provincial remonta as origens da Companhia e representa um vínculo de estima e cooperação entre as duas fundações vicentinas - Congregação da Missão (1625) e Companhia Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (1633). Foi Santa Luísa de Marillac que sempre desejou e fez o que foi possível para que as Filhas da Caridade recebessem a ajuda espiritual dos Padres Lazaristas, como também são conhecidos, a fim de garantir a fidelidade ao espírito próprio da Comunidade que, na época, se apresentava como uma novidade para o mundo e para a Igreja. Em sintonia com essa aura dos primeiros tempos, a Companhia continua valorizando este serviço e acolhe a presença fraterna deste co-irmão.

Na realização de sua missão, o Diretor Provincial atua em colaboração com a Visitadora e seu Conselho, zelando pela vivência do carisma e pela formação das Irmãs, de modo especial as Irmãs Serventes (coordenadoras de Comunidade), visitando as comunidades locais, acompanhando em questões relativas à vivência dos votos, colocando-se em disposição de escuta, especialmente por ocasião dos retiros anuais (C. 75; E. 56)”.

A posse do Pe. Weliton Martins Costa, CM, ocorrerá em breve, ainda com data a ser definida. Ele foi nomeado para um mandato de seis anos, a contar de julho de 2020.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias