Notícia
            Informações             Notícias      
Papa Francisco abençoa escultura oferecida à Família Vicentina, para celebrar o 6º Dia Mundial do Pobre 29 de Novembro de 2022 Informativo O Superior Geral da Congregação da Missão, Tomaz Mavric, compareceu à solenidade e promoveu a Campanha 13 Casas
A a     

Ontem, o Papa Francisco abençoou a escultura de Schmalz, oferecida à Família Vicentina internacional. Em tamanho real, a escultura é feita de bronze e mostra a figura de uma pessoa em situação de rua, coberta por uma manta, puxada por uma pomba em voo.

A obra foi oferecida pelo Santo Padre especialmente à "Campanha 13 Casas", promovida pela Família Vicentina, que procura ajudar material e espiritualmente as pessoas que sofrem com falta de moradia no mundo todo, tanto que já construiu mais de 2 mil casas e auxiliou cerca de 8.600 pessoas, em 60 nações.

Pe. Tomaz Mavric, CM, Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade, explicou que "a inspiração de Jesus e de São Vicente de Paulo leva-nos a sonhar grande, mas com profunda humildade. O sonho é que, em algum momento da história, toda a humanidade possa ter habitação digna, um lugar digno para chamar de casa".

A Família Vicentina é formada por diferentes congregações religiosas, associações leigas e caritativas inspiradas pela vida e obra de São Vicente de Paulo, que "juntou todos os que pôde, ricos e pobres, humildes e poderosos, utilizando todos os meios para os inspirar, com o sentido do pobre - a imagem privilegiada de Cristo - e exortou-os a ajudar".

A Família Vicentina se uniu para formar a Aliança da Família Vicentina com as pessoas sem-teto (FHA), que tem como objetivo contribuir para o problema da escassez de moradias, mudando a vida de 1,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, sejam elas refugiados, deslocados de casa, que vivem na rua, moram em favelas ou em habitações inadequadas.

Mark McGreevy, coordenador da FHA, comentou o descerramento da escultura: "a estátua faz uma declaração crucial sobre a falta de habitação: obriga-nos a estar conscientes das pessoas sem-teto que nos rodeiam. Antes de podermos resolver o problema da falta de moradia, temos de compreendê-lo, parar e ouvir as histórias dos sem-teto, e envolvê-los nas soluções que proporcionem uma mudança a longo prazo.

"Ninguém deve ficar sem um lar": McGreevy lidera a FHA que, através da "Campanha 13 Casas", e tem o plano ambicioso de alojar 10 mil pessoas, em todo o mundo, até o final de 2023, em mais de 160 países onde a Família Vicentina já trabalha.

 

Dia Mundial dos Pobres

O 6º Dia Mundial dos Pobres será celebrado neste domingo, 13 de novembro. Neste dia, a escultura de Schmalz estará na Praça de São Pedro, enquanto o Papa participará, na Sala Paulo VI, de um almoço com mais de mil pessoas menos favorecidas.

“Eu os encorajo a continuar no caminho da fraternidade e da paz, abertos ao diálogo e ao encontro com os outros. Que Maria nos acompanhe nesse percurso e nos ajude especialmente a compartilhar nossa vida com os pobres, cujo Dia Mundial celebraremos no próximo domingo. Que Jesus os abençoe e que a Virgem Santa os proteja.”

A estátua é de autoria do escultor canadense Timothy Schmalz e representa, em tamanho real, um sem-teto deitado no chão, enquanto um pombo puxa um cobertor sobre sua figura nua.

A obra foi criada para sensibilizar as pessoas sobre a realidade dos sem-teto e encorajar soluções práticas para sanar o problema.

Fonte: VaticanNews
Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias