Notícia
            Informações             Notícias      
Reunião Coirmãos PBCM 18 de Junho de 2020 PBCM
A a     

 

Na última sexta-feira, 12 de junho, foi realizada reunião virtual dos padres e irmãos da PBCM, pelo aplicativo Zoom. Participaram da chamada de vídeo 20 padres, cinco irmãos e um representante dos seminaristas. A oração inicial e a moderação foi conduzida pelo Pe. Agnaldo de Paula, CM. Em seguida, Pe. Denilson Matias, CM, realizou a leitura da carta de São Vicente de Paulo ao Papa Inocêncio, e Pe. Eduardo, CM, trouxe a referência do Evangelho segundo Lucas (Lc 4, 18-19). Após um momento partilha, o Visitador da PBCM, Pe. Eli Chaves dos Santos, definiu três tipos de visões muito encontradas nesses tempos de pandemia: positiva, apocalíptica e estacionária. Ele lançou os questionamentos: Qual icone bíblico os vicentinos tomariam para si, hoje em dia?

Ocorre-lhe a multiplicação de pães de Jesus, narrada por Marcos (6,30-44): “Para fazermos a travessia de modo saudável precisamos: 1. Ser presença compassiva - Enquanto Herodes dá um banquete para celebrar a morte de João, Jesus é presença solidária junto à multidão faminta; 2. Diálogo de Jesus com os discípulos - Diante do problema, eles conversam, rezam e com esse diálogo e oração o Senhor nos inspirará como agir; 3. União e comunhão – Unidos e sintonizados com a comunidade, os discípulos fizeram acontecer o milagre; 4. Jesus dá um sinal de vida a partir da solidariedade e da partilha – Nesse tempo difícil somos chamados a, como São Vicente de Paulo, colocar em prática o amor, sermos inventivos e afetivos. Em toda a história da Congregação da Missão temos relatos de problemas e superações de nosso povo. Hoje nos toca a nós. Avante!”

Na sequência, mais algumas partilhas de Coirrmãos. Pe. Paulo Venuto, CM, missionário colocado em Tefé-AM, descreveu a situação calamitosa da Região Amazônica por conta dos altos índices de contaminação pelo novo coronavírus. O seminarista Cléber Teodósio destrinchou o projeto Compartilhando a Esperança. Pe. Wander partilhou sobre o Projeto de Reciclagem no bairro Paulo VI, em Belo Horizonte. Ir. Adriano discorreu sobre as atividades do Departamento de Comunicação da PBCM, coordenadas por ele, informação sobre ações comemorativas dos 200 anos da Província. Pe Emanoel falou sobre o auxílio emergencial, aplicado em projetos e doações no periodo de pandemia.

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias