Notícia
            Informações             Notícias      
Semana Missionária em Manaus 10 de Novembro de 2023 Informativo Missionários visitam comunidades periféricas no Amazonas
A a     

Entre os dias 4 e 9 de novembro foi realizada a Semana Missionária, como ação preparatória para o 5º Congresso Missionário Nacional, das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Na ocasião, 90 missionários e missionárias oriundos de diversas regiões do país foram distribuídos nas 10 paróquias e áreas missionárias da região. O intuito esteve em inseri-los na realidade amazônica e sua eclesiologia, a fim de perceberem o modo de ser da Igreja da Amazônia.

Pe. Allyson Giovanni Garcia, CM, participante da Semana Missionária organizada pela POM, oferece testemunho da ação: "A seca impossibilitou que nós, missionários e missionárias, fôssemos enviados para as comunidades ribeirinhas. Sendo assim, fomos enviados para algumas áreas missionárias da periferia, onde - com o coração aberto - pudemos entrar em contato com as realidades mais gritantes de Manaus.

Assim, ficamos na área missionária de Santa Helena, composta pelas comunidades Santa Helena, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Santo Expedito, Santa Marta, Sagrada Família, Divino Espírito Santo, Sagrado Coração de Jesus, Sagrado Coração de Maria e Francisclariana, que ficam na periferia da cidade de Manaus.

Em todas essas comunidades existem projetos sociais que ajudam, de forma direta crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os projetos têm a participação direta das lideranças das comunidades, desde a montagem até a execução, com a colaboração de alguns ramos de congregações femininas.

Com tantos desafios para a área missionária de Santa Helena, outro ponto que requer uma dedicação especial é o novo bairro Celebridade, uma área de invasão, composta por imigrantes venezuelanos, que comporta mais de 100 famílias vindas para o Brasil em busca de oportunidades para si e para os seus.

A Semana Missionária foi uma oportunidade para uma experiência muito positiva de conhecer a vida das comunidades, entrar em contato direto com as dinâmicas sinodais presentes nas comunidades, onde o povo organiza a vida eclesial".

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias