Notícia
            Informações             Notícias      
Terço das Virtudes Vicentinas 23 de Agosto de 2022 Institucional Todas as quartas-feiras, às 19h, acesse
A a     

Desde o dia 13 de julho, o Serviço de Animação Vocacional Vicentino (SAVV) tem rezado, todas as quartas-feiras, às 19h, via redes sociais, um modelo de oração denominado Terço das Virtudes Vicentinas. A intenção está em pedir a Deus as Virtudes Evangélicas: Humildade, Simplicidade, Mansidão, Mortificação e Zelo Apostólico. O Diác. Allan, animador vocacional da PBCM, é quem está a frente da iniciativa e convida a todos os que quiserem se reunir, virtualmente, nesta corrente de oração.

 

Conforme lembrou o Diác. Cléber Teodósio, CM, a importância de rezar foi enfatizada pelo Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Tomaž Mavric, CM, em uma carta que o mesmo cita o exemplo de Cristo: “Jesus rezava com frequência, retirando-se para um lugar de solidão onde pudesse ficar sozinho com Deus-Pai”. "Se até Jesus, que é Filho Unigênito de Deus, via a necessidade da oração, quanto mais nós, suas criaturas".

 

E continua Pe. Mavric: “ao longo da história e ainda hoje, muitos santos e outros cristãos dedicaram e dedicam tempo em seus empreendimentos e serviços cotidianos para ir ao “deserto” para ficarem sozinhos com Jesus. Possa a nossa oração se tornar um presente que oferecemos uns aos outros. Sejamos testemunhas do poder transformador da oração.”

 

Existem muitas formas de oração:

 

  • a litúrgica, aquela que se realiza dentro de um rito sagrado, a missa ou a liturgia das horas, por exemplo;
  • a comunitária, sem fórmula fixa, mas realizada com um conjunto de pessoas, comum nas comunidades eclesiais missionárias, como o ofício divino das comunidades, terço ou ofício de Nossa Senhora, e
  • a mental, modo recomendado por São Vicente de Paulo a seus missionários, cujo formato, aproxima-se ao que popularmente conhecemos como leitura orante da Palavra de Deus ou lectio divina.

 

Desse modo, podemos compreender que a oração não se limita à leitura de textos, repetição de fórmulas, posições corporais e regras que se deva seguir.

 

Para conseguir viver uma experiência salutar de oração somos convidados a aproximar-nos de Deus por meio de um diálogo amigo. Utilizando um modo de rezar que nos faça sentido, e nessa relação com o Criador, apresentemos louvores, pedidos e agradecimentos, bem como, escutemos e deixando-nos guiar pelo Espírito de Deus.

 

Deus quis ficar mais perto de nós por meio da encarnação de seu Filho, logo somos convidados a compartilhar com Jesus Cristo, a nossa vida e ver n’Ele o modelo primeiro a ser seguido. Esse encontro com Jesus, na oração, implica a adesão do mesmo em nossas vidas, desejos, sonhos e projetos. Quando damos esse passo conseguimos sentir a força transformadora da oração em nossa caminhada.

 

“TERÇO DAS VIRTUDES VICENTINAS” 

Como rezar:

 

Inicia-se com o sinal da cruz – símbolo dos cristãos que nos exorciza do mal; seguido de um Pai Nosso, “a oração dos pobres” (Papa Francisco, Mensagem para o 1º Dia Mundial dos Pobres), e de uma Ave Maria, em louvor à nossa Mãe. Em seguida, reza-se, no lugar dos cinco Pai Nossos e das 50 Ave Marias do terço, as orações que seguem abaixo, coroando cada mistério com um Glória ao Pai. Finaliza-se o Terço com a oração indicada.

 

  • Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  • Pai Nosso…
  • Ave Maria…

 

Contas grandes:

Deus, nosso Pai, dai-nos, por intercessão de São Vicente de Paulo, as virtudes missionárias, a fim de melhor seguir vosso filho Jesus Cristo, Evangelizador dos Pobres.

 

Contas pequenas:

Por vossa vida e missão, / morte e ressurreição, / vivamos o zelo, a humildade e a mansidão, / a simplicidade e a mortificação.

 

Conclusão do mistério:

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora é sempre. Amém.

 

Oração conclusiva:

São Vicente de Paulo, exemplo de docilidade ao Espírito, que com seu amor afetivo e efetivo, organizaste o serviço dos pobres, promoveste os leigos, renovaste o Clero e a Vida Consagrada, tornando-se patrono universal das obras de caridade, rogai por nós e atendei-nos na graça que agora vos pedimos (pedir a graça). Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

Ó Maria concebida, sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós!

 

 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias