Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Beata Josefina Nicoli
03 de Fevereiro

. Companhia Filhas da Caridade

 

Josefina Nicoli nasceu em Casatisma, na Itália. Em 1884, em Turim, ela entrou para a Companhia das Filhas da Caridade. Em 1885, após o Seminário, enviada para a Sardenha, partiu com entusiasmo para Cagliari. Com a saúde precária, aos trinta anos de idade contraiu uma tuberculose pulmonar que a enfraqueceu progressivamente, mesmo assim, ela não se poupou e, com suas companheiras, não cessou de servir os pobres.

Em 1889, foi nomeada Irmã Servente no Orfanato de Sassari. Ela aderiu à Associação Marial, uniu-se às Damas da Caridade e as orientou no serviço dos pobres. Irmã Josefina dinamizou a catequese, que reunia aproximadamente 800 meninos e meninas, e, sobretudo,  fundou a Escola de Religião para moças do ensino superior  e universitárias, a fim de prepará-las para serem boas cristãs. Começou também, com suas companheiras, a assistência aos presidiários.

Em 7 de agosto de 1914, a Providência a conduziu, na última etapa de sua vida, à escola de educação infantil da Marina de Cagliari.  Para fazer visita domiciliar aos pobres,  criou as “Pequenas Damas da Caridade”. Com elas, abriu, em 1917, centros de acolhida para atender às necessidades de um grande número de crianças desnutridas, órfãs por decorrência principalmente da guerra e da tuberculose.

Em 1924, seu último ano de vida, ela foi vítima de uma calúnia, que aceitou em silêncio até que o presidente da Administração reconhecesse o seu erro. Em seu leito de morte, Irmã Nicoli perdoou-lhe de todo o coração. Ela faleceu em 31 de dezembro de 1924, em Cagliari.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias