Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Beata Maria Poussepin
20 de Outubro

Associação Internacional de Caridades 

 

Maria Poussepin nasceu no dia 14 de outubro de 1653, em Dourdan (França). Como chefe de uma fábrica de meias familiar, Maria ofereceu a jovens pobres e órfãos a possibilidade de adquirir um ofício. Ela criava empregos de modo a permitir que estes jovens saíssem da miséria por eles mesmos. Além de sua responsabilidade como chefe da empresa, Marie Poussepin dedicava-se às obras de caridade da sua cidade como membro da Associação Internacional da Caridade AIC. 

     Em 1692 o Pe. François Mespolié, dominicano, visita Dourdan e por meio dele Maria conhece a Ordem de São Domingos e encontra nela as respostas para seus desejos de uma vida espiritual mais intensa. Assim, a partir de 1693 passou a pertencer a Ordem Terceira Dominicana. Nestes grupos, Maria tornou-se logo a responsável, pelo zelo que mostrava em visitar os doentes, as viúvas, os mendigos. Estas obras apresentam as duas vertentes da sua caridade: a economia e a compaixão.

     No início de 1696, Maria deixa Dourdan e se instala em Sainville, uma aldeia muito pobre, após ter-se comovido com a miséria das áreas rurais e em especial pelo estado das órfãs, das viúvas, das mulheres doentes e pela condição da mulher pobre da sua época. Ali instala uma comunidade dominicana à qual deu todos os bens pessoais. Esta obra instalada na pequena Sainville é uma inovação: tratava-se de viverem juntas, de acordo com os costumes dominicanos, mas sem clausura.

     Maria Poussepin instituiu uma Congregação original, as Irmãs de Caridade Dominicanas da Apresentação de Tours, onde atuam gratuitamente a serviço dos pobres e, além disso, devem ganhar a vida com o trabalho de tecelagem. A Beata faleceu no convento de Sainville, o primeiro que construiu, no dia 24 de janeiro de 1744. Maria foi beatificada em 1994 pelo Papa João Paulo II.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias