Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Beata Rosalie Rendu
07 de Fevereiro

.  Companhia das Filhas da Caridade 

 

No começo do século XIX Irmã Rosalie Rendu, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, foi uma grande figura de Paris, amada e venerada por todos os habitantes do miserável bairro Mouffetard. Ela nasceu em 9 de setembro de 1786, no lugarejo de Confort (Ain). Durante os conflitos da Revolução Francesa, a família dela acolheu em sua casa padres perseguidos e os escondeu. 

No dia 25 de maio de 1802, Rosalie entrou no Seminário das Filhas da Caridade, em Paris; em seguida, foi enviada para a comunidade do bairro Mouffetard, um dos mais pobres da capital. Nomeada Irmã Servente (superiora) da sua comunidade em 1815.

Para responder às múltiplas necessidades dos pobres: crianças sem instrução, mães de família sobrecarregadas, operários submetidos a um trabalho penosos e idosos abandonados Irmã Rosalie Rendu apelou a colaboradores competentes. Ela iniciou os jovens estudantes da Sorbonne na visita aos pobres e aconselhou o Bem-aventurado Frederico Ozanam durante a fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Durante os dias de motim de julho de 1830 e de fevereiro de 1848, Irmã Rosalie não hesitou em subir nas barricadas para socorrer os feridos dos dois lados; os moradores também ficaram profundamente marcados por sua dedicação e a das Irmãs de sua comunidade durante as epidemias de cólera em 1832 e 1849.

Sua morte, em 7 de fevereiro de 1856, provocou uma grande comoção em todas as classes sociais de Paris. Irmã Rosalie Rendu foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de novembro de 2003.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias