Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Beatas de Astorga
28 de Outubro

Juventude Mariana Vicentina

 

Em outubro de 1936 Pilar, Octavia e Olga chegaram como voluntárias da Cruz Vermelha ao Hospital do Porto de Somiedo, em Astúrias, linha de frente da Guerra Espanhola. Terminados os dias de serviço, elas desejaram continuar o trabalho, por conta da emergência da situação e pela situação degradante dos doentes. No dia 27 de outubro o hospital em que elas atuavam sofreu um ataque. As enfermeiras decidiram permanecer no local para não abandonar os feridos e continuarem prestando assistência, mesmo sabendo que poderiam colocar em risco suas próprias vidas. Os feridos foram fuzilados e os profissionais de saúde, detidos.

As três enfermeiras foram conduzidas à Póla de Somiedo, junto aos demais prisioneiros e, mesmo vinculadas à Cruz Vermelha, foram entregues ao comitê local de guerra e em seguida aos milicianos que, durante toda a noite, as submeteram a humilhações e abusos, com o objetivo de que renegassem a fé cristã, em troca da obtenção de liberdade.

Entretanto, as três jovens suportaram os maus-tratos e torturas com fortaleza extraordinária, preparando-se para a morte, com espírito de fé e oração. Ao dia 28 de outubro, foram levadas nuas para um campo e fuziladas, enquanto aclamavam por Cristo Rei, e enterradas em vala comum. Dois anos depois, os restos mortais das três jovens mártires foram recuperados e levados à catedral de Astorga. Papa Francisco anunciou a beatificação das três em 11 de junho de 2019 e a celebração de beatificação aconteceu em Astorga, no dia 29 de maio de 2021.   

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias