Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Beato Contardo Ferrini
20 de Outubro

Sociedade de São Vicente de Paulo

 

Nasceu em 4 de abril de 1859 em Milão. Ele se tornou um dos mais conceituados estudiosos do direito romano de sua época, e foi professor em várias universidades, mas seu nome está ligado principalmente à Universidade de Pavia, onde se formou em 1880. Ele participou de dois anos de especialização em Berlim, depois retornou à Itália, ensinou direito romano na Universidade de Messina.

Numa época em que os professores universitários eram majoritariamente anti-religiosos, Contardo Ferrini sempre foi uma testemunha pronta de sua fé, expressando uma religiosidade interior sincera e uma manifestação aberta de pensamentos e obras de caridade, marcando um ponto de virada para um cristianismo atento às necessidades dos humildes. Nesse espírito, Contardo Ferrini se interessou pelos problemas sociais de seu tempo, juntando-se a atividades como as Conferências de São Vicente de Paulo. 

Trabalhou como administrador público, defendendo e promovendo o ensino da religião nas escolas primárias. Ele cultivou, entre os primeiros na Itália, o projeto de uma universidade católica que ele não viu; O padre Agostino Gemelli, que o fundou em 1921, considerou Contardo Ferrini seu precursor e professor para se inspirar. Contardo Ferrini morreu durante um período de férias em Suna, uma cidade que agora faz parte do município de Verbania, em 17 de outubro de 1902 e foi enterrado no mesmo país, depois seu corpo foi transferido para a Capela da Universidade Católica de Milão e seu coração foi trazido de volta a Suna após sua beatificação.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias