Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Beato Frederico Ozanam
09 de Setembro

Sociedade São Vicente de Paulo

 

Nascido em 23 de abril de 1813, é o quinto de 14 filhos dos quais somente 4 sobreviveram; mas é em Lyon, lugar de origem de sua família, que ele passou sua infância e adolescência (1816-1830). No colégio Real, o abade Noirot forma Frederico Ozanam na reflexão pessoal, na filosofia, no rigor intelectual e lhe fornece as referências para estruturar sua inteligência, sua vida e sua fé.

Ele é licenciado em letras (1825), doutor em direito (1836), doutor em letras (1839) com uma tese sobre Dante e a Filosofia Católica no século XVIII, professor concursado em Letras (1840), professor titular de literatura na Sorbonne (1846). Frederico foi um leigo cristão comprometido que colocou sua inteligência e sua fé a serviço da verdade. A Conferência de História, as aulas magnas na Sorbonne, as aulas na província e no exterior, as publicações científicas como as Conferências de Nossa Senhora de Paris pelo Padre Lacordaire tendem a demonstrar a verdade do cristianismo na ambiente cultural, social e político nascido das instituições da República.

    Grupos leigos reprovam os jovens da Conferência de História por falarem ao invés de agir. Para responder ao desafio, seis dentre eles e Frederico vão criar a Conferência da Caridade em 23 de abril de 1833. Eles têm entre 19 e 23 anos, Frederico tem 20 anos. Emmanuel Bailly do jornal A Tribuna Católica será o seu guia, Irmã Rosalie Rendu, Filha da caridade, sua conselheira. 

Em 23 de junho de 1841, Frederico casou-se com Amélia Soulacroix, filha do reitor da universidade de Lyon. Eles tiveram uma filha, Maria. Frederico caiu gravemente doente em Pisa. Repatriado de urgência para a França, ele morreu em Marselha, em 8 de setembro de 1853. Em agosto de 1997, no contexto da 12ª Jornada Mundial da Juventude e na catedral de Notre Dame, João Paulo II beatificou Frederico Ozanam.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias