Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Beato Giacomo Cusmano
14 de Março

.  Associação do Bocado do Pobre, Irmãs Servas dos Pobres e Missionários Servos dos Pobres

 

Giacomo Cusmano nasceu em Palermo, na Sicíli (Itália), aos 15 de março de 1834. Órfão de mãe com apenas três anos de idade, foi educado por sua irmã mais velha, Vincenzina. Desde a infância, ele demonstrou grande sensibilidade ao sofrimento dos outros. Após concluir seus estudos no Colleggio Massimo dei Gesuiti, ele se matriculou na faculdade de Medicina, graduando-se aos 21 anos de idade. Tornou-se o "médico dos pobres" imediatamente por sua generosidade e abnegação. Em 22 de dezembro de 1860, foi ordenado sacerdote. 

Em 21 de fevereiro de 1867 começou a Associação do Bocado do Pobre, formada por padres e leigos. Em 4 de outubro de 1884, ele formou os primeiros Irmãos e, em 21 de novembro de 1887, reuniu os Missionários da Comunidade que se juntou a ele trabalhando para os pobres: assim, oficialmente fundou as duas congregações Irmãs Servas dos Pobres e os Missionários Servos dos Pobres.

Abriu hospitais, lares para idosos pobres abandonados e para órfãos. Inspirado por São Vicente de Paulo, ficou conhecido como "Pai dos Pobres". Morreu em 14 de março de 1888, em Palermo. Foi  beatificado por Sua Santidade João Paulo II em 30 de outubro de 1983. A obra iniciada por ele permanece ativa na Itália, Romênia, América (Estados Unidos, México, Brasil), África (RDC, Camarões, Uganda) e Ásia (Filipinas e Índia).

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias