Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Bem-Aventurado Zeferino Gimenez
04 de Maio

Sociedade de São Vicente de Paulo

 

Zeferino Gimenez Malla nasceu na Catalunha, Espanha, em 26 de agosto de 1861. A família, descendente do povo cigano vivia na pobreza. Por isso Zeferino não pôde ir à escola, precisou ajudar no sustento da casa, confeccionando e vendendo cestas de vime. Quando completou vinte anos, transferiu-se para Barbastro e ali se casou com Teresa Gimenez Castro, ao modo cigano. O casal não pôde ter filhos, então resolveram adotar Pepita, uma sobrinha de Teresa.

Zeferino tornou-se um próspero comerciante depois de ajudar um homem tuberculoso, abrigando-o em sua casa e tratando de sua doença. Quis o destino que a família daquele homem fosse uma das mais poderosas do local, e Zeferino foi muito bem gratificado pela sua boa ação. Ele acabou enriquecendo, mas, mesmo assim, continuou praticando sua caridade. Socorria aos mais pobres, especialmente os ciganos, seus irmãos de sangue. Porém para ele todos eram o "próximo", tornando-se a razão de sua existência e de seu trabalho caridoso.

Zeferino oficializou seu casamento pelo rito católico em 1912. Na ocasião, passou a freqüentar a "Quarta-feira eucarística", da Ordem Terceira de São Francisco, quando, então, todos os religiosos reconheceram naquele comunicativo cigano um grande modelo de virtude e santidade. Empenhou-se com grande generosidade nas Conferências de São Vicente de Paulo, porque desejava tornar sua caridade mais eficiente. Mesmo sendo analfabeto, também se dedicava à catequese das crianças, ciganas ou não. Era muito querido por elas, pois, conhecendo muitas passagens da Bíblia, ele as contava com especial inspiração. Zeferino foi fuzilado aos 75 anos de idade, ao tentar libertar um padre na ocasião da Guerra Civil Espanhola.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias