Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Santa Joana Antida Thouret
23 de Maio

Fundadora da Congregação das Irmãs de Caridade

 

Joana Antida Thouret nasceu em Sancey-le-Long, na diocese de Besançon, em 27 de novembro de 1765 e em 1787, ela entrou na Companhia das Filhas da Caridade. Em 1793, a Revolução Francesa suprimiu as Congregações Religiosas obrigando as Irmãs a se dispersarem. Joana retornou à sua família, mas continuou a servir os pobres e os doentes. Substituindo o padre que tinha sido expulso, ela mantinha viva a fé na sua paróquia.

Em 1799, não podendo retornar à Companhia das Filhas da Caridade, que não existia mais, ela fundou, em Besançon, a Congregação das Irmãs de Caridade sob a proteção de São Vicente de Paulo. A Congregação se desenvolveu rapidamente e, em 1810, expandiu-se para a Itália.

A aprovação das Regras por Pio VII, em 1819, foi o começo de um longo período de provações e de contestações que provocaram a divisão do Instituto. Joana Antida foi rejeitada por uma grande parte de sua Congregação. Obrigada a deixar Besançon, ela continua, entretanto, a exortar sua comunidade, a favorecer o serviço dos pobres e a comunhão fraterna. Ela conservou uma grande serenidade espiritual e uma fidelidade firme ao Papa.

Joana Antida morreu em Nápoles, em 24 de agosto de 1826. Pio XI a declarou Bem-aventurada em 23 de maio de 1926 e a canonizou em 14 de janeiro de 1934.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias