Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Santa Luísa de Marillac
09 de Maio

Fundadora das Filhas da Caridade 

 

Luísa de Marillac nasceu no dia 12 de agosto de 1591. Em 1613, casou-se com Antonio Le Gras, com quem teve um filho. Em 4 de junho de 1623, dia de Pentecostes, a Luz de Deus a invadiu : “No mesmo instante meu espírito foi esclarecido” escrevera Luísa, que compreendeu que um dia se consagraria a Deus com outras, mas sem viver num mosteiro.

Luísa de Marillac ficou viúva em 21 de dezembro de 1625 e após um convite de Vicente Paulo começou a visitar os pobres. Desviando seu olhar de si mesma para dirigi-lo aos que sofrem, ela reencontrou seu equilíbrio. Vicente de Paulo a envolveu com a obra das Confrarias da Caridade e fez dela sua colaboradora.

Em 29 de novembro de 1633, Luísa de Marillac fundou com Vicente de Paulo a Companhia das Filhas da Caridade. Ela assumiu a formação das Irmãs e a organização do trabalho e se consagrou totalmente a Deus pelos votos de pobreza, castidade, obediência e serviço dos pobres no dia 25 de março de 1642. A vida de Luísa como a de Vicente de Paulo foi orientada para os que sofrem: os doentes, os refugiados, as crianças abandonadas, os galerianos, os idosos e os que sofriam de doenças psíquicas. 

Luísa de Marillac morreu em Paris, no dia 15 de março de 1660. Em seu testamento espiritual, ela insiste na fidelidade ao serviço dos pobres e na união comunitária. Foi beatificada em 9 de maio de 1920 pelo Papa Bento XV e canonizada em 11 de março de 1934 pelo Papa Pio XI. No dia 10 de fevereiro de 1960, o Papa João XXIII declarou Santa Luísa de Marillac, padroeira das obras sociais cristãs.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias