Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
São Justino de Jacobis
30 de Julho

Congregação da Missão

 

Justino de Jacobis nasceu em 9 de outubro de 1800, em San Fele, no Reino de Nápoles (Itália). Foi admitido na Congregação da Missão em 17 de outubro de 1818, em Nápoles, e ordenado padre em Brindisi, no dia 12 de junho de 1824. Designado para a evangelização dos Pobres, ele participou, durante 15 anos, das missões paroquiais no Sul da Itália, devastada, em 1836, pela cólera.

Em 10 de março de 1839, a Congregação para a Propagação da Fé o enviou à África para fundar uma missão na Abissínia. Justino foi nomeado Prefeito Apostólico para a Etiópia e regiões adjacentes e, em 7 de janeiro de 1849, ordenou-se bispo. Durante 21 anos, Dom Justino de Jacobis animou as comunidades cristãs minoritárias num clima hostil. Foi exilado e preso diversas vezes. Sua divisa “Tudo para Vós” resume bem a vida apostólica deste bom pastor totalmente doado a Deus e a sua missão. Como São Paulo, Justino viveu somente para este povo de Deus que a Igreja lhe confiou: “Vós sois os mestres da minha vida, escreveu ele numa carta pastoral, porque Deus me deu a vida para vós”.

Durante uma viagem apostólica pelo vale de Aligadê, Dom Justino de Jacobis morreu no dia 31 de julho de 1860 e foi enterrado em Hebo. Em 25 de junho de 1939, ele foi beatificado pelo Papa Pio XII e canonizado em 26 de outubro de 1975 pelo Papa Paulo VI.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias