Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
São Ricardo Pampuri
01 de Maio

. Sociedade de São Vicente de Paulo 

 

São Ricardo Pampuri nasceu em Trivolzio, perto de Pávia, a 2 de agosto de 1897, e foi batizado com o nome de Hermínio Filipe. Foi o penúltimo de 11 filhos de Inocente Pampuri e Ângela Campari. A sua mãe faleceu quando Hermínio era ainda uma criança de apenas três anos de idade e o seu pai morreu alguns anos mais tarde: por isso, foi confiado aos tios. Ainda jovem estudante, entrou para a Sociedade de São Vicente de Paulo e colaborou na fundação da Associação Juvenil da Associação Católica "Dom Bosco".

Ao terminar os seus estudos de Medicina, com 24 anos de idade, tornou-se médico de família em Morimondo, uma aldeia não muito distante de Trivolzio; exerceu aí a sua profissão com zelo e bondade, pondo em prática na vida profissional a sua fé e o seu forte sentido de missão. Escreveu as seguintes palavras à sua irmã Longina, freira missionária: “Reza para que o orgulho, o egoísmo ou qualquer outra má paixão nunca me impeçam de ver Jesus nos meus doentes. É Ele que cura, é Ele que consola”.

Depois da morte, ocorrida no dia 1º de maio de 1930, a sua fama de santidade foi-se difundindo por toda a Itália e, depois, na Europa e no mundo. Vários milagres foram atribuídos à sua intercessão. São ainda muitos os peregrinos que se deslocam a Trivolzio para venerar os seus restos mortais, que repousam na igreja paroquial.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias