Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
São Vicente de Paulo
27 de Setembro

Fundador da Associação Internacional de Caridades, Congregação da Missão e Filhas da Caridade

 

Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581, em uma família numerosa e cristã, recebendo as virtudes “da gente do campo”. Foi ordenado padre em 23 de setembro de 1600. Tornou-se Pároco de Clichy em 1612. É a partir de 1613 que sua vida toma um rumo decisivo: Vicente é nomeado preceptor na família de Gondi. Em 1617 dois acontecimentos vão ser determinantes.

Durante o inverno em Gannes, em Oise, Vicente atende a confissão de um camponês.  Impulsionado pela Senhora de Gondi, ele inicia a missão; é preciso se voltar para Deus, se reconciliar por Ele para mudar de vida. (Sermão de Folleville em Somme, de 25 de janeiro de 1617). 

Durante o verão de 1617 ele encontra os pobres e mobiliza os leigos: nasce a Confraria da Caridade. Em 1625, ele institui, graças ao financiamento dos Gondi, a Congregação da Missão para a evangelização dos pobres e a formação do clero. E, em 1633, em parceria com Luísa de Marillac, funda a Companhia das Filhas da Caridade. 

A Caridade promovida por Vicente provoca ações em favor da Justiça, principalmente no plano social a fim de melhor atender as necessidades dos pobres por diversas regiões da Europa e da África. O Padre Vicente envolve o mundo numa rede de caridade.

Padre Vicente morre em Paris, em 27 de setembro de 1660. Ele foi beatificado em 13 de agosto de 1720 e canonizado em 16 de junho de 1737. O Papa Leão XIII o declara Padroeiro  de todas as obras de caridade existentes ou que tiveram sua origem nele.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias