Artigo
            Informações             Artigos      
35 anos do martírio do Pe. Josimo Tavares 11 de Maio de 2021 Uma luz profética que ilumina nosso caminhar missionário com os pobres Pe. Eli Chaves, CM
A a     

Já se passaram 35 anos do assassinato do Pe. Josimo Morais Tavares, no dia 10 de maio de 1986, em Imperatriz (PA), a mando de fazendeiros da região do Bico do Papagaio (no atual estado de Tocantins) por sua defesa dos trabalhadores rurais. Muita gente hoje não se lembra e nem sabe quem é este nosso irmão, de coração vicentino apaixonado por Cristo nos pobres, autêntico mártir da caminhada de amor e serviço aos mais pobres. 

Tive a honra e a alegria de conviver com o Pe. Josimo como amigo e colega de estudos durante 10 anos em nossos seminários. Josimo, natural de Marabá (PA), seminarista da então Prelazia de Tocantinópolis (TO), estudou, de 1969 a 1971, no Seminário de Brasília, que era dirigido pelos lazaristas; de 1972 a 1978, residiu nos seminários vicentinos de Aparecida e de Petrópolis, por ocasião dos estudos de Filosofia e Teologia. Durante sua caminhada formativa, pobre e simples, inteligente e focado no ideal, Josimo deixou-se tocar, a exemplo de São Vicente, pelo amor compassivo de Cristo pelos mais necessitados.

Ordenado padre, dedicou seus curtos, intensos e fecundos 7 anos e 4 meses de sacerdócio ao serviço dos lavradores, nas paróquias de Wanderlândia e de São Sebastião do Tocantins e como coordenador da Comissão Pastoral da Terra no Bico do Papagaio. Foi preso, sofreu ameaças, calúnias e atentado e foi covardemente assassinado por causa de sua firme atuação junto aos oprimidos na luta pela terra. É hoje um testemunho vivo de quem, a partir do amor de Cristo, nos chama a sair em direção aos pobres das periferias sofridas. 

A memória viva do Pe. Josimo, aquele padre negro, de sandálias surradas, incansável na luta contra as cercas do latifúndio e cheio de santa e profética indignação contra a injustiça e a violência, nos convida, nos anima e nos convoca a assumir a opção evangélica pelos pobres, hoje lamentavelmente esquecida ou contestada por tanta gente na sociedade e na Igreja. O testemunho de fé, coragem e ousadia do serviço profético deixado pelo Pe. Josimo desperte-nos e anime-nos a caminhar com os mais necessitados na construção de um mundo sem as cercas da exclusão, mas todo irmanado na fraternidade, na justiça e no amor!

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias