Artigo
            Informações             Artigos      
A Congregação da Missão no Dia Mundial dos Pobres 17 de Novembro de 2023 Reflexão sobre o legado e o carisma de São Vicente, um apelo a todos os católicos para que se deixem salvar pelos pobres Pe. Tomaz Mavric, CM
A a     

Este ano, o Dia Mundial dos Pobres celebra a sua sétima edição. Com ela, a oportunidade de refletir sobre o compromisso de tantas pessoas no mundo que dedicam o seu tempo e, em muitos casos, a sua vida, para aliviar o sofrimento e a solidão dos pobres. O Papa Francisco exorta-nos na Mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres a não virarmos as costas à realidade, porque “um rio de pobreza corre pelas nossas cidades e vai crescendo até transbordar; “Esse rio parece nos arrastar, tanto que o grito dos nossos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade, torna-se cada vez mais alto”. Como Congregação da Missão unimo-nos ao desejo do Santo Padre de reavivar “o dom e o compromisso de viver a pobreza e de servir os pobres”, como nos ensinou São Vicente, fundador da nossa Congregação.

Em 1617, um acontecimento decisivo marcou a vida de São Vicente de Paulo: o encontro com um doente necessitado de cuidados espirituais. Este acontecimento levou-o a comprometer-se com a evangelização dos mais necessitados. Ele entendeu que a caridade não deveria limitar-se às palavras, mas também atender às necessidades materiais das pessoas marginalizadas. Assim nasceu a primeira Irmandade da Caridade, um primeiro testemunho de como a caridade prática se tornou parte integrante da missão da nossa Congregação.

São Vicente não escolheu o caminho fácil, não se limitou a continuar o seu caminho, mas decidiu “não virar as costas aos pobres” como nos convida o lema deste Dia Mundial dos Pobres. Esse gesto deve ter passado despercebido inicialmente pelos seus contemporâneos, no entanto mais de 400 anos depois o eco daquele ato aparentemente inconsequente continua a ressoar fortemente. Anos mais tarde fundaria a Congregação da Missão e desde então, em muitas partes do mundo, milhares de coirmãos trabalharam silenciosamente para servir os mais necessitados.

Mas como cada um de nós pode imitar São Vicente na vida cotidiana? Como podemos fazer uma caridade eficaz que alivie o sofrimento dos mais indefesos?

Acredito que podemos deixar-nos iluminar pelo lema da Congregação: “Evangelizare pauperibus misit me” (Ele me enviou para evangelizar os pobres). Este é o núcleo do nosso carisma, mas é também um apelo a todos os católicos do mundo. Cada pessoa, na sua situação particular, deve saber que é chamada a evangelizar e a deixar-se evangelizar pelos pobres. Evangelho, missão e pobreza são os três pilares da nossa espiritualidade e o desejo maior que Cristo inscreveu no coração de cada missionário.

Os pobres são para cada um de nós um chamado ao encontro com Cristo, que nos espera por trás de cada rosto e de cada história. Seguir em frente, passar ou deixar-se levar pela indiferença nos levará – e de certa forma estamos vendo isso – a uma sociedade menos humana e, portanto, menos cristã. Uma Igreja que dá as costas aos pobres é uma Igreja que dá as costas a Cristo.

Inspiremo-nos em São Vicente e também em tantos irmãos na fé que dedicam a vida ao serviço dos mais pobres. Pensem que se São Vicente tivesse decidido ignora-los, não haveria hoje cerca de três mil coirmãos e 507 comunidades em 99 países fazendo um trabalho constante e muitas vezes invisível para aliviar a pobreza neste mundo. E não somos nós que salvamos os mais necessitados, mas são eles que salvam cada um de nós, que nos fazem redescobrir a nossa humanidade original.

Sejamos salvos pelos pobres

Num mundo onde a pobreza e a necessidade continuam a ser desafios prementes, a partir da Congregação da Missão continuamos a seguir Cristo como evangelizador dos pobres, apoiando o legado de São Vicente de Paulo. Neste caminho rumo ao 400º aniversário (que celebraremos em 2025), a Congregação prepara-se para manter vivo o carisma do nosso fundador e o seu compromisso com os mais necessitados. Vamos dar nome e sobrenome a cada rosto que nos pede ajuda, sabendo que esse pequeno gesto é o que nos salva.

Pe. Tomaž Mavri?, CM. – Superior Geral da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade.

Sobre a Congregação da Missão

A Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo, em 1625, está empenhada no seguimento de Cristo como evangelizador dos pobres. Conta com mais de 3.100 membros, espalhados por 95 países, trabalhando em prol de uma visão simples: servir os mais necessitados, os que estão à margem da sociedade, os que estão mais afastados das periferias, através da palavra de Deus e da ação. Da mesma forma, os missionários da Congregação da Missão procuram ajudar a todos que estão ao seu alcance. No impacto social nas comunidades vulneráveis, na formação de clérigos e leigos, no cuidado dos peregrinos e das pessoas que buscam a Deus no dia a dia: participa toda a família vicentina – que está presente através de instituições, universidades, fundações e missões afins nesta extensa rede do carisma que experimenta Deus no encontro com os pobres. Mais informações: www.cmglobal.org

Sobre o Padre Tomaž Mavric, CM

É o vigésimo quinto Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade. Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 9 de maio de 1959. Seus pais emigraram da Eslovênia, com parentes, fugindo do comunismo em 1945. Após o ensino médio, pediu para ingressar na Congregação da Missão e ingressou na Comunidade da Província de Eslovênia, que então se chamava Província da Iugoslávia, da qual faziam parte coirmãos da Eslovênia, Croácia e Macedônia. Em 1977, frequentou o Seminário Interno de Belgrado, na Sérvia, e cursou filosofia em Ljubljana, capital da Eslovênia, onde também estudou Teologia. Foi ordenado sacerdote em 1983. Trabalhou em Toronto durante 10 anos e depois regressou à Eslovênia, onde trabalhou durante três anos. Em seguida passou 4 anos na cidade de Niutalagil, nos Urais. Em 2004 foi enviado para a casa central, conhecida como “Casa Don de Dios”. Inicialmente destinado à formação, no Seminário Interno e depois eleito, em 2009, Vice Visitador da Vice-Província dos Santos Cirilo e Metódio, até julho de 2016, quando foi eleito na Assembleia Geral de Chicago, como Superior Geral número 25 da Congregação da Missão.

* Livre versão para o português de artigo original publicado pela Exaudi Catholic News.
Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias