Artigo
            Informações             Artigos      
Os pobres são o lugar de experiência e encontro com Deus 02 de Janeiro de 2024 Olhos fitos naqueles que o Fundador reconheceu como herança própria da Pequena Companhia Pe. Louis Francescon Costa Ferreira, CM
A a     

Alguns detalhes me chamam a atenção nesta imagem de São Vicente: 1) Ele está sentado! Na Sagrada Escritura esta é a posição do Mestre. Assim, aquele que ensina é o 'catequista'. Basta ler Mt 5,1, para aprender isso; quando Jesus subiu à montanha e se colocou na posição do Mestre, sentando-se. Ali, ele deu a maior catequese, a qual chamamos 'Bem-aventuranças';

2) São Vicente acolhe os pequeninos. Na pessoa dos menores, estão todos os pobres com os quais Jesus se identificará no Juízo Final (Mt 25), os que São Vicente nos ensinou a chamar e reconhecer como 'os nossos mestres e senhores'. Eles são a razão do encontro de Jesus com São Vicente, porque reconheceu neles o evangelho vivo, anunciando-lhes a boa-notícia que salva, cura, liberta, integra e promove, como o fez Jesus, na força do Espírito Divino (cf. Lc 4,16-18). Também Jesus nos pediu para que fôssemos como crianças. Por quê? Porque elas dependem dos progenitores que lhes dão cuidado, amor, atenção e carinho;

3) o olhar de São Vicente para a criança que também lhe fita os olhos. Numa de suas conferências, na qual São Vicente pede à Companhia o espírito de compaixão e misericórdia, ele inicia dizendo: "Quando vamos ver os pobres: sem a compaixão e a misericórdia faríamos apenas um trabalho humano, sem nenhuma atitude de fé e orientação do Espírito. A compaixão e a misericórdia nos ajudam a repetir os gestos do próprio Jesus, que também, na experiência com Deus, experimentou o Abbá (papai, paizinho), e fitou os olhos no Pai, encontrando n'Ele a segurança necessária para o anúncio do Reino (cf. MT 5,48; Jo 17)”. Por isso, os seus olhos estão fitos naqueles que o Fundador reconheceu como herança própria da Pequena Companhia, já que os pobres são o lugar de experiência e encontro com Deus;

4) ao fundo, vemos a cruz com a inscrição SV. Toda a espiritualidade vicentina é cristológica. O Fundador nos pede para revestirmos do espírito de Jesus, a fim de que o horizonte de Cristo seja também o nosso: adorador do Pai e evangelizador dos pobres. São Vicente procura os que foram crucificados pela fome, pelo desânimo, pela sede, pelo desabrigo e tantos outros desafios que pedem do cristão uma resolução criativa até ao infinito, tal qual foi o amor de Deus por nós. Portanto, a inscrição na cruz quer nos lembrar que, como missionários-vicentinos, a nossa vocação e missão passa pelo modelo ideal de Jesus, o crucificado, e pelo exemplo de Vicente de Paulo, servidor de Cristo na pessoa do pobre, o preferido de Deus.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias