Artigo
            Informações             Artigos      
Testemunho Missionário: Semana Santa 2024 10 de Abril de 2024 Fagner da Silva Marques, CM
A a     

É com grande satisfação que compartilho as alegrias vividas na missão da Semana Santa, no distrito de Brumal, no Curato de Nossa Senhora das Graças, ainda que tenha sido designado a outro distrito de nome Barra Feliz, para a Comunidade Imaculada Conceição. Chegamos no dia 25 de março em Brumal ao final da tarde. Em seguida fomos acolhidos pelo Pe. Hélio, CM, com um jantar. Logo após o jantar, três coirmãos admitidos, sendo eles Pablo Hernán Barreira, CM, Marcelo Mudrei Stefaniak, CM eu, Fagner Marques, CM,  que, unidos ao Pe. Francisco Ermelindo, CM, servimos na comunidade onde ele ofereceu assistência aos doentes que precisavam dos santos sacramentos.

Para facilitar nossa movimentação pastoral na comunidade, ficamos no próprio distrito de Barra Feliz, na Comunidade Imaculada Conceição. A decisão de pernoitar por aqueles dias na própria comunidade foi salutar e nos ajudou a estar muito mais perto do povo, no que tange à necessidade da Missão. Rapidamente a população percebeu que a casa paroquial estava sendo habitada novamente, então o povo de Deus, curioso, a saber quem éramos, vinha nos cumprimentar e conhecer os missionários que estavam designados para a missão naquela pequena localidade.

Ao decorrer dos dias, a população foi tomando ciência de que os missionários que estavam no território da comunidade estavam fazendo visitas às famílias, especialmente para aquelas pessoas que estão impossibilitadas de frequentar a Igreja, por várias situações. Neste período de visita missionária na Semana Santa, nossa missão foi muito mais escutar do que falar. A escuta é fundamentalmente importante para aquelas pessoas que muitas vezes não têm a oportunidade de conversar em casa. Isto é um ponto que me toca e deixa uma reflexão: por que nós, enquanto família, em nossa casa, não conversamos? Dar atenção é tão sofrido que não conseguimos? Cuidar dos que estão próximos pesa, de alguma forma, para nós?

Estes são questionamentos que me fizeram refletir e colocar em oração as inúmeras famílias que foram visitadas. “É salutar refrigério que vai dando vigor a todas as vossas ações” (SV IX, 402). É tão belo ver a singeleza das pessoas a nos acolher! É salutar quando escutamos da boca do povo venham em minha casa! A simplicidade de oferecer o melhor que se tem para os missionários. Como escutei em várias visitas, meus pais sempre recebiam estas visitas: Meus pais sempre recebiam estas visitas! Como também, eu já caminhei com seminaristas que vinham fazer missão em tempos em que atuava na pastoral.

Viver é recordar! Revisitar o passado é viver! Há dentro de nós uma chama, um ardor missionário que não devemos apagar porque é dom de Deus em nossa vida. O que completa a minha vocação é a Missão, é o que revigora a nossa vida na comunidade, na Congregação, alegra e fortalece a minha caminhada na graça do Senhor a continuar este longo caminho. O ressuscitado nos interpela a viver a missionariedade, de viver a sinodalidade, caminharmos juntos em nossa vida e missão, no respeito e na transparência.

Viver esta semana santa rodeado de pessoas e de histórias que vão ser respeitadas até o último dia de minha vida é fundamental para a minha formação como missionário e consequentemente, de candidato ao sacerdócio, um alicerce bem edificado para minha caminhada missionária. O fim da Congregação da Missão deve primeiramente chamar a minha atenção, pois é o que devo fazer “Seguir Jesus Cristo, Evangelizador dos Pobres” assim como Jesus fez, O próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles (Lc 24, 15). Assim, caminhar juntos e ensinar o povo de Deus a escutar, acolher e agir em comunidade.

Desejo a todos os leitores e à nossa Família Vicentina uma Feliz Páscoa! Que Jesus Ressuscitado possa ressuscitar no coração de cada um dos filhos de Deus.

Coirmão admitido,

Fagner da Silva Marques, CM.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias