Informações             Artigos
Em tempos de Assembleia Geral... 26 de Junho de 2022 Revitalizar nossa identidade à luz dos tempos atuais Pe. Eli Chaves, CM
A a

Os tempos mudam... Antigas e novas pobrezas continuam a nos desafiar... e a Congregação da Missão é chamada a continuar sua caminhada missionária, buscando se renovar, discernir e responder aos apelos de Deus, na busca de fidelidade e fecundidade em sua missão de evangelização e formação em favor dos mais pobres!

De 27 de junho a 15 de julho, em Roma, a Congregação da Missão realiza sua 43ª Assembleia Geral. Com objetivo de “Revitalizar nossa identidade ao início do quinto centenário da Congregação da Missão”, a Assembleia tem a difícil tarefa de ajudar os mais de 3.000 missionários da Congregação da Missão, presentes em realidades diversas de 96 diferentes países, a construírem uma identidade aberta, dialogal e interativa, a partir dos eixos de sua vocação: a centralidade de Cristo evangelizador dos pobres; a destinação aos pobres; a vida e serviço comunitário na evangelização dos mais necessitados e na formação do clero e leigos na e para a caridade missionária.

A identidade de uma congregação é a manifestação visível e histórica do que a constitui essencialmente. A identidade nasce, se desenvolve e se transforma dentro do caminhar histórico de vivência do carisma, processando-o na saudável tensão entre a fidelidade à herança carismática recebida de seu fundador e a criatividade na ação de assimilação e enfrentamento dos desafios históricos.

Na atual Assembleia, a Congregação da Missão continua o esforço que vem desenvolvendo em suas últimas assembleias. Com toda a Vida Consagrada, participa do movimento, que surgiu desde a realização do Concílio Vaticano II, de profundo e sofrido processo de redescobrimento e renovação de sua identidade. Todo este processo acontece na interação dos apelos e valores evangélicos e a escuta e acolhida da urgência dos tempos e dos apelos que vêm do mundo dos pobres.

Como todo processo, esse caminho significa desconstrução de uma determinada identidade que já não responde às novas realidades vividas e a necessidade de, simultaneamente, ensaiar a construção de uma nova compreensão e novas formas de vida e ação missionária. Todo este propósito constitui uma tarefa que necessita ser bem conduzida e levada adiante com o devido vigor, para não cair nos perigos e armadilhas que podem pôr em risco o processo de revitalização identitária, minando seus fundamentos e estreitando seus horizontes.

Nestes tempos em que toda a Igreja é convidada a colocar-se em saída, num caminhar sinodal de conversão missionária, possa a 43ª Assembleia Geral ajudar a Congregação da Missão a melhor dialogar com os pobres, escutar mais seus clamores e discernir caminhos novos de missão e caridade, com um estilo de vida e trabalho renovado, mais solidário com os gritos dos sofridos e necessitados e impregnado da alegria e força do Espírito do Senhor que nos envia a evangelizar os pobres!...

Nome:
E-mail do amigo: