Santos Vicentinos
            Espiritualidade             Santos Vicentinos      
 
Servo de Deus Dom Viçoso
07 de Julho

Congregação da Missão

 

Natural de Peniche, Portugal, Antônio Ferreira Viçoso ingressou no noviciado da Congregação da Missão, em Lisboa, no dia 25 de julho de 1811. Foi ordenado padre no dia 7 de março de 1818, aos trinta anos.

Ensinou filosofia no seminário de Évora. Vindo de Portugal para fundar missões na província de Mato Grosso, juntamente com o padre Leandro Rebelo Peixoto e Castro, com quem fundou a primeira província lazarista brasileira, acabou por se tornar diretor do colégio do Caraça, em Minas Gerais, e mais tarde, em Jacuecanga e Campo Belo. Antônio Ferreira Viçoso foi indicado, no regime do padroado, por Dom Pedro II para ser bispo de Mariana em 1844, aos 57 anos. 

Reformou o Seminário de Mariana, fundado em 1750, aplicando as normas do Concílio de Trento para a formação do clero. D. Pedro II conferiu-lhe no dia 7 de março de 1868 o título de Conde da Conceição. Conselheiro imperial, recebeu ainda a comenda da Imperial Ordem de Cristo e o grau de oficial da Imperial Ordem da Rosa.

No Brasil, entre outros, criou a Paróquia São Sebastião de São Gotardo (MG), no dia 19 de julho de 1872, com o registro de fundação na Lei Provincial n° 1905. Faleceu no dia 5 de agosto de 1875. Em 1985, realizou-se o processo ordinário diocesano para a causa de sua beatificação e canonização. Em 1986, foi-lhe atribuído o título de Servo de Deus.

Compartilhe este Santo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias